ARACAJU/SE, 11 de outubro de 2024 , 11:57:04

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Como fazer o chamado ‘perfil campeão’ no LinkedIn

 

Disputar a atenção dos recrutadores com milhões de usuários do LinkedIn no Brasil é difícil. Uma das recomendações da própria plataforma é ter o chamado “perfil campeão”.

Esse é o nome dado aos perfis que têm todos os campos de cadastro preenchidos. Mas se engana quem acha que é só colocar as informações — elas devem ser preenchidas de forma estratégica.

O g1 conversou com a Karuana Lopes, chefe de comunicação da plataforma, e reuniu dicas sobre como preencher os quesitos da melhor forma — mesmo os mais básicos, aqueles que todo mundo completa.

Capa

No fundo da sua foto de perfil tem a capa, que é uma imagem maior. O ideal é preenchê-la com algo relacionado à sua profissão ou à área em que pretende trabalhar.

Foto

A foto será o primeiro contato visual do visitante do seu perfil, por isso, capriche na escolha, coloque uma foto que tenha claridade e pegue bem o seu rosto para ajudar na identificação.

“Um perfil com foto é 21 vezes mais visualizado e recebe 9 vezes mais pedidos de conexão do que um que não tenha”, aponta Karuana.

Em relação à roupa para a foto, prefira usar peças relacionadas ao tipo de trabalho ou ao cargo em que pretende atuar. Caso a sua profissão exija de roupas socias, use para sua foto.

Quais fotos não colocar: com óculos escuros, gestos obscenos ou em situações íntimas — por mais óbvio que isso pareça.

Título

No título, coloque seu cargo atual ou sua especialidade profissional. A plataforma aponta que esse é um campo essencial para aparecer na busca dos recrutadores.

Logo a abaixo, indique sua cidade e estado. Este campo aumenta em 23 vezes as chances de seu perfil ser encontrado, de acordo com o LinkedIn.

Sobre você

Esse é um campo em que você pode contar a sua história profissional, porém, é preciso que tenha até três parágrafos. Karuana afirma que esse é o primeiro campo que os recrutadores irão olhar.

Ao escrever seu texto, escolha palavras-chave relacionadas à sua profissão. Por exemplo, se você possui o seu próprio negócio, coloque palavras como empreendedor, autônomo ou a categoria da qual faz parte: MEI, PJ e etc. Segundo Karuana, usar expressões ligadas à sua profissão pode aumentar o engajamento da sua rede, fazendo com que o seu perfil seja mais visto.

Caso tenha um site profissional ou queira divulgar mais detalhes do seu trabalho, pode colocá-los neste campo também.

Formação

Manter o campo de formação com dados mais recentes pode impulsionar em até 17 vezes as mensagens de recrutadores. Lá são incluídas informações sobre intercâmbios, trajetórias acadêmicas, idiomas e certificados.

Outros itens

  • Competências Interpessoais: instinto de liderança, uma comunicação interpessoal, facilidade para resolver problemas vale colocar.
  • Competências Técnicas: análise de dados, domínio de softwares ou conhecimentos que podem ser vistos como um diferencial.

Trabalho voluntário

Mesmo que não tenha nenhuma experiência profissional, inclua em seu perfil trabalhos voluntários porque também são um tipo de experiência.

Veja outras formas de destacar o perfil

Outros idiomas: caso você tenha interesse em trabalhar fora do país atual, é possível adicionar seu perfil em outra língua.

Seja ativo na plataforma: isso também amplia as chances de seu conteúdo chegar a um número maior de pessoas, conforme o LinkedIn. As dicas são parecidas com o que se pede para movimentar uma rede social como Instagram. Veja a seguir:

  • quando for divulgar seus conteúdos, escreva um pequeno bloco de texto. Isso poderá incentivar a pessoa a ver tudo até o final;
  • estimule as pessoas que te seguem a saber sobre novos assuntos ou desperte a curiosidade delas. Isso pode ser feito por meio de perguntas no final da postagem ou usando a opção de “artigo” (no próprio campo de publicação).
  • siga novas pessoas;
  • interaja com seus contatos nos comentários. Como resultado, seu conteúdo continuará sendo gerado novamente no feed, fazendo com que mais pessoas tenham acesso às suas atividades na rede;
  • crie um conteúdo sob medida — não adianta postar todos os dias o mesmo conteúdo, da mesma maneira. Poste conteúdos únicos e exclusivos, que gerem interessem no público que quer conquistar, além de ser a melhor forma de engajar os seus seguidores.
  • invista também em formatos diferentes, como vídeo e textos pequenos no feed, posts com imagens. Tudo isso ajuda a diversificar sua mensagem e a chamar a atenção das pessoas.
  • faça parte do boletim diário de notícias do LinkedIn, que reúne os assuntos mais comentados do momento em destaque todos os dias, às 8h. O LinkedIn compartilha as informações por meio de notificação na plataforma e também por e-mail. Os assuntos mais comentados são atualizados ao longo do dia, na lateral direita do seu navegador.
  • faça parte de grupos: a plataforma oferece espaços nos quais os profissionais do mesmo setor ou com interesses semelhantes podem compartilhar suas percepções e experiências, pedir orientação e se manter atualizados sobre as últimas conversas e tendências. Esses grupos podem ser encontrados por meio de palavras-chave nos filtros de pesquisa da plataforma.

E quem não tem experiência?

Quem não tem experiência de trabalho pode e deve ter um perfil no LinkedIn. Isso porque a plataforma possui parcerias com empresas que oferecem vagas de emprego para estudantes, recém-formados ou pessoas que já estão trabalhando.

Para essas pessoas, a recomendação de Karuana é investir em capacitação, com cursos que possam aprimorar suas habilidades, e citá-los no perfil.

Fonte: G1

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