ARACAJU/SE, 10 de outubro de 2024 , 22:54:37

logoajn1

Crea cassa registro de engenheiro responsável por prédio que desabou

Da redação, AJN1

 

Durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (21), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SE) informou que cancelou o registro profissional do engenheiro civil Antônio Carlos Barbosa de Almeida, de 64 anos, autor do projeto e execução da obra de um prédio que desabou em julho de 2014, no bairro Coroa do Meio, levando a morte de um bebê de 11 meses e deixando outras três pessoas feridas.

 

Categórico, o presidente do Crea/SE, Arício Resende, disse que o registro do engenheiro foi cancelado definitivamente, após parecer das comissões Especializada de Engenharia Civil e de Ética Profissional. Com isso, Antônio está proibido de exercer a atividade profissional.

 

“Ainda em dezembro de 2014 apresentamos o laudo que constatou que houve erros na elaboração do projeto e também na execução da obra e encaminhamos o documento ao MPE à SSP. E internamente, enviamos o caso para as duas Comissões e elas decidiram penalizar o engenheiro”, afirma Arício.

 

De acordo com o presidente do Crea/SE, na análise processual ficou claro que Antônio era o responsável técnico da obra, apesar dele negar isso, e que houve erro na elaboração do projeto e na execução, causando o desabamento do prédio. “O desabamento foi grave, a sociedade precisava de uma resposta nossa”.

 

Essa é a primeira vez que o Crea de Sergipe cassa um registro profissional.

 

Desabamento

 

O prédio que estava em construção no Coroa do Meio desabou na madrugada do dia 19 de julho, e o servente de pedreiro, Josevaldo da Silva, 24 anos, sua esposa, Vanice de Jesus, 31, e a enteada do pedreiro, Ane Gabriele de Jesus, oito anos, e o filho do casal de 11 meses, Ítalo Miguel, ficaram soterrados por mais de 34 horas. 

Você pode querer ler também