CRF/SE e Vigilância Sanitária fecham 2 farmácias em Lagarto

Da redação, AJN1

O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE), em ação conjunta com a Vigilância Sanitária de Lagarto, fechou duas farmácias no município de Lagarto, distante 75 quilômetros da capital.

Durante a ação, que aconteceu na última terça-feira, 24, ficou comprovado que os estabelecimentos não possuíam farmacêuticos, sendo que um estava funcionando de maneira ilegal.

Segundo a vice-presidente do CRF/SE, Larissa Feitosa Carvalho, foram identificados diversos problemas nessa casas comerciais, havendo, inclusive, descarte indevido de medicamentos e prestação de serviços farmacêuticos sem o devido registro.

Ainda segundo Larissa, é importante manter esse tipo de parceria com a Vigilância Sanitária. “Pois elas reforçam o papel do CRF/SE na proteção da saúde da sociedade. Além disso, é reforçada também a figura da farmácia enquanto estabelecimento de saúde e do farmacêutico como profissional capacitado para atuar nela, trazendo uma valorização da profissão”, comenta.

Jamille Oliveira de Santana, farmacêutica da Vigilância Sanitária de Lagarto, conta que o órgão já vinha tentando regularizar as farmácias que foram visitadas, mas estava encontrando dificuldades. “Estávamos tendo problemas com questões relativas à documentação. A gente solicitava a certidão e o proprietário nunca trazia”, explica ela. “Portanto, achamos importante entrar em contato com o Conselho para pedir a colaboração e fortalecer a nossa tentativa”.