A equipe da Escola Pública de Trânsito (EPTran) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza uma blitz educativa nesta quarta-feira (14), no acesso à Barra dos Coqueiros. A ação tem como foco a conscientização dos proprietários de veículos sobre a importância da realização da comunicação de venda sempre que negociar um carro, como forma de evitar problemas futuros. A blitz acontece a partir das 7h30 e terá o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).
De acordo com o Detran, a comunicação de venda é fundamental para que os proprietários de veículo evitem ter que assumir infrações que não são mais de sua responsabilidade. “A ideia desse comando informativo é explicar à população que é preciso informar sempre ao Detran/SE, quando há a venda do veículo. É uma forma de comunicar ao órgão de trânsito que o veículo não está mais sob sua titularidade. E, com isso, o cidadão não tenha que arcar com infrações ou até mesmo processo de suspensão do direito de dirigir por não se atentarem pra isso”, explica o coordenador da EPTran, Lacerda Júnior.
Trâmite
Com agendamento presencial marcado em uma unidade de atendimento do Detran, a comunicação de venda é feita pelo antigo proprietário. Na ocasião, além da cópia de identidade, deve portar cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículos (CRV) ou Recibo preenchido, sem rasuras e datado. A assinatura do comprador deve ser reconhecida por tabelião (firma por autenticidade). Em caso do CRV ser de outro estado, deve fazer sinal público. Não há cobrança de taxa para esse procedimento, se for feito em até 30 dias da data que consta no recibo.
*Com informações Ascom Detran