ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 10:07:29

logoajn1

“Direitos das Minorias” será tema de Seminário promovido pelo MP-SE

O Ministério Público de Sergipe – por meio da Escola Superior (ESMP), do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e da Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade – promoverá, no dia 16 de maio, a partir das 9h, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas – Edifício-Sede, o Seminário “Direitos das Minorias”. O evento é especialmente destinado aos membros, servidores e estagiários do MPSE, mas aberto também à participação de todos os interessados.

O Seminário tem como objetivo discutir a relação das instituições jurídicas brasileiras com a identidade de gênero e a orientação sexual de pessoas LGBTQIA+. O evento abordará as noções fundamentais sobre sexualidade e identidade de gênero, a LGBTfobia e a Heteronormatividade presentes na sociedade e nas instituições jurídicas e o processo histórico de reconhecimento legal e judicial de direitos LGBT no Brasil. Será discutido, ainda, o papel do direito e do Estado no combate à LGBTfobia e os desafios institucionais diante da heteronormatividade prevalecente nas estruturas e processos judiciais brasileiros.

> Convidados

O Seminário terá duas partes:

– Roda de Conversa com a Coordenadora do Coletivo Mães pela Diversidade, Alessandra Tavares; a integrante do Coletivo Mães pela Diversidade, Daniele Santana; e a Diretora Presidente da Remonta, Marcela Carvalho;

– Palestra com o Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Ministério Público (UFMG) e Coordenador do Programa de Doutorado Interinstitucional em Direito e do Programa de Extensão Diverso da UFMG – Núcleo Jurídico de Diversidade Sexual e de Gênero, Marcelo Maciel Ramos.

> Certificação

A certificação será disponibilizada para todos os participantes, condicionada à realização de inscrição prévia no Sistema de Gestão de Eventos da ESMP/SE (SGE) e registro de presença, no início e fim do evento.

> Inscrições

As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio e poderão ser feitas através do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da ESMP/SE.

Fonte: MPE-SE

Você pode querer ler também