ARACAJU/SE, 23 de abril de 2024 , 9:20:59

logoajn1

Emsurb capacita empresários e barqueiros da Orla Pôr do Sol

 

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) encerra nesta terça-feira (11), à capacitação dos proprietários de embarcações e empresários que exploram as atividades turísticas na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro. A iniciativa objetiva repassar os protocolos de segurança sanitária necessários para quando os serviços na região forem retomados.

A ação acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, sob a coordenação da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa). Os encontros foram organizados no turno da tarde e divididos em 12 turmas com no máximo seis pessoas cada, obedecendo todas as medidas de segurança (distanciamento, máscara e higienização).

A qualificação, que começou ontem (10), conta com o apoio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict). Nela são abordados critérios que abrangem os aspectos de higienização e distanciamento social estabelecidos pela Emsurb, no sentido de ofertar um destino seguro aos visitantes e profissionais envolvidos nas operações de turismo.

As orientações para o disciplinamento de embarque e desembarque de turistas; instruções para desinfecção das embarcações e demais objetos utilizados, a exemplo de máquinas de cartão de crédito, coletes salva vidas; lotação máxima dos barcos apenas com membros da mesma família; uso do álcool gel 70%; EPIs para barqueiros e funcionários, e limite de passageiros por embarcação, foram explicadas pela equipe técnica da empresa municipal.

A importância da adesão ao programa Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, também foi explanada na ocasião pela representante da Semict, Viviane Castro, que apresentou os objetivos dessa estratégia neste momento de retorno às atividades.

“Para ter acesso ao Selo, as empresas e trabalhadores de turismo precisam estar devidamente inscritas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), e todos que operam na Orla Pôr do Sol já possuem esse cadastro. Por isso, a partir dessa capacitação e da adesão ao programa, eles estarão incentivando para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19”, enfatizou Viviane.

Gilson Brito dos Santos, que trabalha na Croa do Goré, considerou os esclarecimentos positivos. “Estamos vivendo uma realidade diferente com essa pandemia. Por isso, este encontro foi muito importante, pois acabou com as dúvidas de muitos, principalmente com relação às medidas de higiene que devemos adotar de agora em diante”, afirmou ele.

“É essencial estarmos a par de todos os cuidados necessários para o um retorno seguro. É bom tanto para nós que trabalhamos na área, como também para os turistas que procuram por passeios nessa região”, comentou o empresário do setor, Genilson Brito dos Santos.

Fonte: AAN

Você pode querer ler também