Com o projeto “Valorização da produção das artesãs vassoureiras”, a escola municipal Tennyson Fontes Souza, de Itabaianinha está entre os dez projetos premiados do 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake, que reconhece experiências pedagógicas em escolas públicas de todo o Brasil que fortalecem os vínculos entre escolas, territórios e comunidades. O anúncio foi feito pelo Instituto Tomie Ohtake. Em sua oitava edição, o prêmio celebra iniciativas inovadoras que integram diferentes saberes, culturas e tecnologias para transformar e valorizar os contextos educativos.
O Prêmio Territórios conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, com recursos captados através do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. A cerimônia de premiação ocorre neste sábado, 14 de dezembro, às 16h, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O evento também contará com a exibição de mini documentários que retratam os processos e os resultados de cada um dos projetos contemplados. Confira os projetos premiados:
- Meu rio também é digital – Colégio Estadual Indígena Yvy Porã, Tomazina (PR)
- Mapeando Minha Quebrada – Escola Estadual Geraldo Jardim Linhares, Belo Horizonte (MG)
- Produção multimidiática em língua Macuxi – Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, Boa Vista (RR)
- Carnaúba 360º – Escola Municipal Aba Tapeba, Caucaia (CE)
- Super Atletas – Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Azevedo, Baía da Traição (PB)
- Eu, criança do Pelô – Escola Municipal João Lino, Salvador (BA)
- Valorização da produção das artesãs vassoureiras – Escola Municipal Tennyson Fontes Souza, Itabaianinha (SE)
- Meliponário e conscientização ambiental – Escola Municipal Terra Prometida, Aparecida de Goiânia (GO)
- Cartilha educacional sobre o batuque de umbigada paulista – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari, Capivari (SP)
- Alfabetização de jovens, adultos e idosos em território ribeirinho – Unidade Pedagógica Nossa Senhora dos Navegantes, Belém (PA)