Ex-secretários são presos por supostas fraudes em licitação e lavagem de dinheiro

Da redação, AJN1

A segunda fase da “Operação Hígia” foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado (MPE) na manhã desta segunda-feira (17), para o cumprimento de três mandados de prisão preventiva contra dois ex-secretários municipais e um empresário, com o objetivo de combater fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa no município de Aquidabã. Os prejuízos aos cofres públicos giram em torno de R$ 3 milhões. Já foram presos Joan Diego Nascimento Silveira e Gregório Emilian. O terceiro ainda não foi localizado.

Na primeira fase da operação, deflagrada em janeiro deste ano, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos denunciados, tendo sido encontrados indícios da prática de novos crimes, bem como da ocultação de patrimônio, para se furtarem da aplicação da lei penal.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). também participam da operação e, diante das circunstâncias, requereram a decretação da prisão preventiva dos três denunciados citados, que respondem à ação penal juntamente com outras sete pessoas, dentre elas o ex-prefeito e o ex-procurador-geral do município de Aquidabã.

Antidesmonte

A operação Hígia também é decorrência da Operação Antidesmonte, deflagrada pelo MP-SE e pelo TCE/SE no final de 2016. Investigações realizadas no âmbito da Antidesmonte revelaram manobras de alguns dos investigados, atualmente réus em processo criminal já ajuizado na Comarca de Aquidabã, para burlar a ordem de pagamento dos credores do município, bem como para dificultar a fiscalização do período de transição de governo, após das eleições de 2016, pelas equipes de inspeção do Ministério Público e do Tribunal de Contas.

Mitologia

O nome da operação, Hígia (figura da mitologia grega ligada a saúde, limpeza e sanidade), deve-se ao tipo de serviço contratado de forma fraudulenta, coleta de lixo e limpeza urbana.