Os 119 comerciantes que ocupam as 142 bancas da feira que acontece na praça João XXIII, em frente à Rodoviária Velha, no centro de Aracaju, terão que deixar o local e, se desejarem, ocupar boxes disponíveis no mercado Albano Franco. Além da desorganização e de comprometer o fluxo de pessoas e de veículos, a área tem sido alvo de preocupação por parte da polícia. Nos últimos dias foram três assassinatos, além das constantes apreensões de drogas.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), órgão responsável pela organização dos espaços públicos, já vinha analisando a retirada dos feirantes da praça, prevendo a melhoria da mobilidade urbana. Com os últimos acontecimentos e apelo da população, da Fecomércio, Coopertalse e da própria Associação de Feirantes, o plano de ação foi ampliado e passa a envolver também a Polícia Militar de Sergipe, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Guarda Municipal.
As primeiras medidas foram discutidas na manhã desta quinta-feira (16), na sede da Emsurb, com o diretor Luiz Roberto Dantas e representantes dos setores envolvidos. Na oportunidade, o coordenador de Operações do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Ildomário Gomes, informou que as ocorrências da área aumentaram e envolvem, além de roubos, denúncias de consumo e tráfico de drogas e assassinato “A insegurança vem de todos os lados, pessoas que comercializam na praça da Rodoviária estão assustadas, pois marginais estão utilizando bancas para se esconderem ou disfarçarem o comércio de drogas”, explicou o oficial.
O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, destacou que existe uma expectativa da população no sentido de que sejam tomadas medidas por parte dos órgãos competentes.
Estratégias de ação
No próximo dia 24, às 9h, haverá uma nova reunião na sede da Emsurb. No encontro, cada órgão envolvidos apresentará sua estratégia de ação. A SMTT, por exemplo, já anunciou que trabalhará novo planejamento de circulação na área. “Além da organização do espaço público, o tráfego melhorará consideravelmente, beneficiando motoristas, passageiros e pedestres”, ressaltou o diretor de Trânsito, Thiago Alcântara.
*Com informações PMA