ARACAJU/SE, 13 de novembro de 2024 , 19:41:54

logoajn1

Final do concurso de quadrilhas acontece na quinta

 

As quadrilhas juninas carregam mais do que a beleza das roupas, a música, os movimentos precisos e a alegria da dança. Na maioria das vezes, há uma tradição familiar, que as tornam ainda mais bonitas e unidas neste propósito. Nos dias 23 e 24 aconteceram as semifinais do concurso de quadrilhas no Arraiá do Arranca Unha, no Centro de Criatividade que definiu as finalistas desta edição. O evento faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A grande final, que acontece a partir das 20h desta quinta-feira (28), às 20h, será disputada pelas quadrilhas: Xodó da Vila, Unidos em Asa Branca e Amor Caipira classificadas na primeira semifinal; e Assum Preto, Meu Sertão e Balança Mas Não Cai, selecionadas na segunda disputa.

Uma multidão cativa tem acompanhado as noites de disputa. “O Arranca Unha tem sido um verdadeiro sucesso de público. O Centro de Criatividade tem recebido milhares de sergipanos e turistas, que ficam maravilhados com a beleza das quadrilhas juninas. A expectativa para a final é de casa cheia, mais uma vez”, destaca o diretor do Centro, Lindolfo Amaral.

O secretário da Secult, João Augusto Gama ressalta a importância de manter viva as manifestações culturais em Sergipe e comemora o sucesso do evento. “O ciclo junino é um dos mais representativos para a cultura sergipana, porque através das danças, da música, da culinária e de todos os outros elementos, conseguimos catalogar tudo o que existe de mais representativo nas nossas manifestações nordestinas. E o Arraiá do Arranca Unha é um dos lugares mais expressivos quando falamos em manutenção e incentivo cultural. Estamos muito felizes com os resultados obtidos em mais um ano do Encontro Nordestino de Cultura”, conclui.

Centro de Criatividade

Inaugurado no final de 1985, já no primeiro São João, em 1986, o Centro de Criatividade passou a ser a casa do Arraiá do Arranca Unha e do concurso de quadrilhas juninas que antes acontecia pelas ruas do bairro Getúlio Vargas. O Arranca Unha seguiu ao longo dos anos animando os festejos juninos de Aracaju até 2013, quando as atividades do espaço foram interrompidas para uma reforma em sua estrutura. No dia 7 de abril deste ano, o Centro foi reinaugurado e entregue novamente à população aracajuana.

Fonte: Ascom Secult

Você pode querer ler também