ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 11:19:23

logoajn1

Forró Caju 2024 começa neste domingo (23) e segue até o Dia de São Pedro (29); trânsito na região dos mercados centrais será alterado

 

A capital sergipana se prepara para mais uma edição do Forró Caju. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, reúne de 60 mil a 80 mil pessoas por noite e já se consolidou no calendário junino do país, atraindo à cidade anualmente milhares de pessoas. Neste ano, a festa promete ficar marcada na história, reunindo em sua programação mais de 100 artistas de renome local e nacional, numa promoção da rica cultura nordestina, fomentando diversos setores da economia local, sobretudo do turismo.

Mais tradicional festejo junino de Sergipe, “o Forró Caju ganhou uma dimensão extraordinária”, celebra o prefeito Edvaldo Nogueira, ao destacar que, ao longo dos anos, foi possível tornar o evento “numa das maiores celebrações nacionais”. “O Forró Caju tem três pilares muito importantes e que são fundamentais para sua existência. O primeiro é a manutenção da nossa raiz cultural, pois ele remonta às tradições da nossa fundação enquanto Estado e enquanto cidade, e traz uma vasta mistura de ritmos do forró. Segundo, traz alegria para o povo da nossa cidade, do nosso estado e atrai os turistas do Brasil e do mundo para cá. Terceiro, é a economia. Essa grande festa junina fomenta o turismo e a circulação de recursos em Aracaju. O que investimos na festa retorna em proporções muito maiores em impostos e arrecadação. A sensação já é de saudade, mas também de dever cumprido. Vamos todos aproveitar essa festa que faz parte da nossa história e do nosso povo”, afirma o prefeito.

Visando a descentralizar a festividade e proporcionar maior alcance aos aracajuanos e turistas, a administração municipal repetiu neste ano o formato dos anos anteriores, com a manutenção do Forró nos Bairros, o Circular Junino e os shows musicais na Praça Hilton Lopes, entre os mercados centrais, de modo a contemplar toda a cidade e a diversidade de públicos.

O Forró nos Bairros, parte essencial da programação, foi realizado nos dias 8, 9, 15 e 16, levando os festejos juninos para além do centro da cidade, fortalecendo as tradições em diferentes regiões de Aracaju. Para isso, houve apresentações nos bairros Bugio, Farolândia, 17 de Março e Mosqueiro (Orla Pôr do Sol), onde os moradores tiveram a oportunidade de vivenciar a magia do São João praticamente na porta de casa, desfrutando de shows de qualidade.

Paralelamente, de 10 a 21 de junho, a Praça General Valadão se tornou palco do São João na Praça, evento realizado pelo município em parceria com entidades como a Fecomércio-SE, Sesc e Senac, que esteve animando o coração da cidade com muita música e aquecendo o comércio varejista da região.

Além disso, de 15 a 29, o Circular Junino, que percorre diversos pontos da cidade, leva o melhor da cultura junina sergipana para locais como aeroportos, rodoviárias e mercados setoriais, enriquecendo a experiência dos moradores e visitantes com apresentações de trio pé-de-serra e quadrilhas juninas.

Por fim, de 23 a 29 de junho, a praça Hilton Lopes se transformará no palco principal dos shows musicais, com apresentações de renomados artistas como Mestrinho, Mano Walter, Calcinha Preta, Alceu Valença, Solange Almeida, Zé Vaqueiro, Maiara e Maraisa, Unha Pintada, Pedro Lua, Michel Teló, Simone Mendes, Tarcísio do Acordeon, Orquestra Sinfônica, Ana Castela e muitos outros.

“Esta é uma celebração tradicional que já faz parte do calendário nacional e faz com que Aracaju seja hoje um dos cartões-postais do forró mais autênticos do Brasil, um dos mais procurados no país inteiro. A prova disso é lotação em 100% da rede hoteleira que a gente alcança nesse período. O Forró Caju foi resultado de um trabalho planejado, de tradição, da qualidade de sua programação ao longo dos anos, é um modelo de eventos que deu certo. Contamos com um vasto número de atrações, parcerias e tudo que fará do Forró Caju 2024 uma linda festa do povo”, destaca o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju, Luciano Correia.

Para o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, a realização de eventos de grande porte é parte dos esforços da Prefeitura de Aracaju para fortalecer a capital enquanto destino turístico. “A nossa expectativa é de um aumento no número de turistas na cidade durante todo o período junino. Temos feito um amplo trabalho, desde o fim da pandemia, de divulgação de Aracaju. Houve um impulso muito grande com a parceria entre a prefeitura e o governo do estado. Pela primeira vez, Aracaju teve a ousadia e levou o Forró Caju até Lisboa. Nós tivemos em Portugal e apresentamos nossos festejos na cidade lusitana. E é assim que se faz promoção ao turismo para a cidade, com a união de todos e muito trabalho. Seguimos atuando para atrair mais pessoas para o Forró Caju e, agora, com o lançamento da programação, vamos impulsionar ainda mais essa festa e fazer de Aracaju um lindo palco para celebrar o período junino”, afirma.

Programação

No Palco Luiz Gonzaga, localizado na Praça Hilton Lopes, a festa começa cedo, a partir das 20h do dia 23, com o show de Unha Pintada, seguido de Xote Baião, Mano Walter, Zuerões do Forró e Maiara e Maraísa. No dia seguinte (24), é a vez de Ramon & Randinho, Pedro Lua, Ana Castela, Michel Teló, finalizando a noite com Jeanny Lins e Dedé Brasil. O terceiro dia de festa (25), tem apresentação da Orquestra Sanfônica, Mestrinho, Simone Mendes, Calcinha Preta e Fogo na Saia. Na quarta-feira (26), é a vez de Danielzinho Jr., Cavaleiros do Forró, Joelma, Solange Almeida e Tacísio do Acordeon.

No quinto dia de Forró Caju, 27 de junho, a programação leva ao Palco Luiz Gonzaga os artistas Thais Nogueira, Iguinho e Lulinha, Dorgival Dantas, Elba Ramalho e Michele Andrade. No penúltimo dia de festa (28), o público assistirá aos shows de Erivaldo de Carira, Flor de Maracujá, Alceu Valença, Luan Estilizado e Zé Tramela já começam a deixar o gostinho de saudade que será marcado no último dia de Forró Caju, 29 de junho, quando Luanzinho Moraes, Henry Freitas, Zé Vaqueiro, Cintura Fina e Saia Rodada encerram as comemorações da mais tradicional festa junina sergipana.

Alteração do trânsito na região dos mercados centrais

Um dos eventos mais esperados do período junino, o Forró Caju 2024, organizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), começa neste domingo (23), e o trânsito na região dos mercados centrais será alterado temporariamente por conta da grande festa. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital estarão na localidade, fazendo os bloqueios, o monitoramento e orientação dos condutores.

No domingo, às 17h, se inicia a montagem de um binário no sentido norte da Avenida Otoniel Dórea. Também às 17h, os seguintes pontos serão bloqueados: Avenida Dr. Carlos Firpo/Rua Santa Rosa; Avenida Dr. Carlos Firpo /Rua Florentino Menezes; Avenida Coelho e Campos /Rua Sebastião Costa.

Já às 18h, começa a retirada dos veículos estacionados na Praça de eventos Hilton Lopes e inicia o bloqueio de mais pontos: Rua Apulcro Mota/travessa Hélio Ribeiro; Avenida Otoniel Dórea/travessa Hélio Ribeiro; Avenida Carlos Firpo/Avenida Coelho e Campos; Avenida Simeão Sobral/Avenida Antônio Cabral; Avenida Otoniel Dórea/Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Rua Apulcro Mota/Rua Professor Florentino Menezes.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que a operação de trânsito será executada todos os dias, durante a realização do Forró Caju, que começa neste domingo (23) e vai até sábado (29). Ele ressalta a importância de os condutores ficarem atentos às sinalizações que serão instaladas e orientações dos agentes de trânsito.

“A operação é planejada para dar segurança ao público que vai à festa e também à mobilidade ao trânsito na região dos mercados centrais. Todos os dias de Forró Caju estaremos executando a operação, que tem bloqueios, binário, e orientações, e é importante a população que vai circular pela área central da cidade ficar atenta às sinalizações”, diz.

Para facilitar o deslocamento de quem vai curtir o Forró Caju, a SMTT montará dois pontos de táxi: um na Avenida Otoniel Dórea entre a travessa Hélio Ribeiro e Rua Santa Rosa; e outro na Avenida Antônio Cabral entre as avenidas Coelho e Campos e Simeão Sobral.

O Terminal de Integração do Mercado irá funcionar até meia noite, sendo aberto, excepcionalmente, às 3h e retomando a operação às 3h30. Outra vantagem para o usuário do transporte público são as linhas de ônibus, integradas à ‘Operação Corujão’, que também irão operar durante a madrugada do Forró Caju. São elas: Augusto Franco/ Unit Farolandia/ Orlando Dantas e Santa Maria; Mosqueiro e Aruana; Eduardo Gomes e Tijuquinha via Tancredo Neves; Conjunto João Alves/ Fernando Collor / Marcos Freire III /via Santos Dumont; Lamarão e Marcos Freire II/Piabeta e Albano Franco via beira mar e Porto Dantas.

Fotos: Marcelle Cristinne

 

 

 

Você pode querer ler também