ARACAJU/SE, 14 de julho de 2025 , 15:14:42

Governo estuda solicitar antecipação do seguro defeso

Da redação, AJN1

Devido às manchas de óleo que estão prejudicando diretamente o sustento de quem vive da atividade pesqueira no Estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, estuda intermediar uma conversa com o Ministério da Agricultura para solicitar a antecipação do seguro defeso aos pescadores.

A articulação, junto ao Governo Federal, foi discutida na manhã desta segunda-feira (21), durante reunião com representantes de colônias de pesca de Sergipe, na sede da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) .

Na ocasião, o secretário de Agricultura e Pesca, André Luiz, relatou que já está trabalhando para procurar alternativas que minimizem os danos para os pescadores. “Essa semana estamos terminando um levantamento que será enviado à Superintendência Federal da Agricultura, do Ministério da Agricultura, fazendo solicitação da antecipação do seguro defeso, e, por outro lado, estamos indo a cada colônia de pescadores fazendo levantamento de todas as perdas totais para vermos a possibilidade de indenização por meio do Governo Federal,  já que foi reconhecido o estado de emergência, para que a gente possa realmente minimizar os danos”, explicou.

“Os pescadores nos trouxeram a realidade que eles estão passando, nossa equipe técnica já faz constantemente relatórios nos locais para subsidiá-los de informações técnicas para aquilo que ele precisar, como antecipação do defeso, e estamos juntos nessa grande tarefa que é minimizar os danos e achar soluções para que os pescadores não fiquem sem renda”, afirma o presidente da Adema, Gilvan Dias.

Durante a reunião foi relatado o impacto real que as manchas de óleo têm causado na vida das marisqueiros e pescadores, o que vem dificultando o trabalho e diminuição da atividade da pesca por perda também de apetrechos de pescas utilizados no dia a dia e que são instrumentos de trabalhos.

Até o fim desta tarde, os pescadores irão enviar um relatório mensurando perdas para subsidiar o Governo do Estado a inserir no relatório de solicitações para o Governo Federal tomar as providências necessárias.

Você pode querer ler também