A Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, ganhou novo brilho na noite desta segunda-feira (1º) com o acendimento da iluminação que abre o “Natal das Famílias”, programação que segue até 6 de janeiro de 2026 com apresentações musicais, feira gastronômica, artesanato e desfiles natalinos pelos bairros da capital.
Durante a abertura, a prefeita Emília Corrêa destacou o significado da celebração. “O Natal é uma coisa linda e por isso que eu gosto de comemorar tanto. Me emociona por causa do Rei Jesus. Ele movimenta todas as coisas aqui na terra e o momento de estar celebrando o nascimento e a vida dele foi um presente que Deus nos deu. Esse é um momento de reflexão, é um momento de agradecimento, é um momento de celebração e nada melhor do que celebrar com luz. E a Prefeitura entende esse momento e tem sido parceira. E a prefeitura quer cada vez mais parceiros. É importante que a gente tenha cada vez mais parceiros. E que nesse momento a gente possa, agora, usufruir da beleza das luzes, de toda a organização que foi feita porque esta parceria acontece para o povo de Aracaju”, afirmou.
O presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, enfatizou o apoio institucional que possibilitou ampliar as atrações deste ano. “Este ano tivemos um apoio ainda maior, tanto da prefeita Emília Corrêa quanto do Governo do Estado, que foram fundamentais para viabilizar tudo. A prefeitura contratou sete desfiles para os bairros de Aracaju; os moradores poderão acompanhar de perto o desfile ‘Um Sonho de Natal’,” disse. Ele também detalhou a programação da praça. “Aqui teremos comidas típicas, artesanato, parque infantil, luzes, a Casa do Papai Noel e ônibus circulando pelo roteiro Natal com Mobilidade, passando por todos os pontos decorados da cidade. Tudo isso é feito com muito carinho. Já estamos no oitavo ano, sempre com grande sucesso. Neste ano, esperamos reunir, ao longo dos 36 dias de programação, cerca de um milhão de visitantes”, projetou.
Famílias aproveitaram a primeira noite do evento para vivenciar o clima natalino. A comerciante Raquel Lacerda, 40 anos, levou a filha Liz, de 3, e ressaltou o papel dos eventos públicos na aproximação da população. “Acho super importante a atitude da Prefeitura em colocar esse tipo de evento para que o público, seja classe A, B ou C, possa curtir a magia do Natal. As crianças se divertem, se encantam, vêm lanchar, vêm fazer uma coisa diferente, a maioria está de férias, então vêm para o parquinho, vêm comer um lanche diferente. E a família se envolve nas praças públicas, o que é super importante”, comentou.
A aposentada Edilza Vieira, 65 anos, também marcou presença com as netas. “Eu particularmente gosto muito desse tipo de projeto, porque a gente pode aproveitar e trazer a família. Hoje trouxe minha neta Arya e sua amiguinha. Elas amam esse ambiente. As luzes do Natal dão uma energia diferente para esse espaço”, afirmou.
A expectativa positiva também se estende aos vendedores ambulantes que participam da programação. A vendedora Franciele Costa, 31 anos, que trabalha pela primeira vez na praça, espera boas vendas ao longo das festividades. “Trabalho com evento há sete anos e é a primeira vez que trabalho aqui na Praça. A expectativa é a melhor possível porque todos que por aqui passam elogiam muito que as vendas são ótimas, e graças a Deus este ano eu fui sorteada e estou aqui para todos esses dias de festa. É um período muito bom porque nos ajuda de forma significativa, principalmente quem busca uma renda extra”, contou.
*Com informações AAN





