A Associação Musical Lira Carlos Gomes, da cidade de Estância, completa na próxima quinta-feira (3), 140 anos de atividades ininterruptas. Para marcar data tão importante para a cultura em Sergipe será realizada uma programação com a apresentação de filarmônicas de diversas cidades do Estado de Sergipe e Bahia, entre outras atividades.
A Lira Carlos Gomes foi fundada em 3 de outubro de 1879 e, desde a fundação, suas atividades nunca sofreram interrupção. Tem como patrono o Maestro Brasileiro Antônio Carlos Gomes. Sua finalidade é animar e difundir a arte musical para toda comunidade estanciana, sergipana e brasileira, sendo considerada uma agremiação artística e litero-recreativa.

Em 1976, participou do concurso Sergipano de Bandas de Música, realizado na cidade de Lagarto (SE), organizado pelo Mobral. Venceu o concurso conquistando o direito de participar do 1º Campeonato Nacional de Bandas, organizado pela Funarte e Rede Globo, em 1977, na cidade do Rio de Janeiro, classificando-se em 4º lugar entre Norte e Nordeste; e nono na classificação geral.
Entre os regentes que passaram pela Lira Carlos Gomes estão Joaquim Honório, Euzébio Costa, Capitão Sobral, Zeca de Gulino, Major Edeltrudes, Luiz Cameliê, Laranjeiras, Eutíquio da Cruz, Pedro Noberto da Silva, Armando Oliveira, Gervásio Damaceno, José Feitosa, José Luis, João Bonifácio e outros. Desde 1994, está à frente o regente Claudemiro Xisto dos Santos, que vem fazendo um trabalho de renovação de músicos e arranjos musicais.
Programação
Quinta-feira (3)
5h – Alvorada
19h – Missa de Ação e Graças na Igreja do Rosário
Sábado (5)
16h – Desfile das Filarmônicas
Concentração será em frente à Igreja do Rosário, onde sairá com desfile das Filarmônicas para Praça Barão do Rio Branco, onde acontecerá as apresentações com duração de 30 minutos para cada Filarmônica.
Fonte: Assessoria de Imprensa