ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 12:22:24

logoajn1

Maduro promete respeitar resultados das eleições na Venezuela

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, comprometeu-se publicamente nesta quinta-feira (20) a respeitar os resultados das eleições presidenciais marcadas para 28 de julho. É uma resposta à preocupação de parte da oposição e de observadores internacionais quanto à integridade do processo eleitoral.

O compromisso, que inclui 9 pontos, foi assinado por Maduro e outros sete candidatos à presidência, sob a coordenação do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), a autoridade máxima eleitoral do país.

Maduro destacou seu desejo de pôr fim às “sabotagens e conspirações” contra a Venezuela, afirmando: “O que quer que o juiz eleitoral diga, amém”.

Edmundo González, principal candidato da oposição e que lidera as pesquisas de intenção de voto, não assinou o acordo, criticando-o como uma “imposição unilateral” e destacando a falta de convite para a cerimônia de apresentação do documento.

González, ausente do evento, reiterou que o reconhecimento dos resultados eleitorais já estava contemplado em um acordo anterior, violado pelo governo com o cancelamento do convite a observadores da UE (União Europeia) e o aumento da pressão a líderes da oposição.

A campanha eleitoral na Venezuela começa em 4 de julho.

Fonte: Poder360

Você pode querer ler também