ARACAJU/SE, 5 de dezembro de 2024 , 6:41:46

logoajn1

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho, mas atendimento é exclusivo à primeira perícia

Após mais de quatro meses de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornaram hoje (25) ao trabalho. Em Sergipe, longas filas se formaram nas principais agências do Estado. De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos, todos os profissionais vão retomar suas atividades, mas será mantido o estado de greve.

 

Mas o atendimento é exclusivo para perícias iniciais. Não estão descartadas novas paralisações e o atendimento só será normalizado quando houver avanço nas negociações com o governo.

 

De acordo com o gerente executivo do INSS em Sergipe, Roberto Melo, os médicos irão atender durante toda a semana e assegura que quem já havia agendado a perícia será atendido normalmente.

 

“Estaremos dando prioridade às pericias iniciais. Os segurados podem ficar tranquilos: quem já havia agendado, será atendido. No caso do pedido de prorrogação (PP) agendada, nós estamos implantando um PP por atestado médico e nesses casos faremos as prorrogações administrativamente”, explica Roberto.

 

Roberto orienta ainda que, o segurado, no caso de dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento 135. "É melhor ligar que ir à agência para fazer os agendamentos ou reagendamentos necessários. Pelo 135 o cidadão será bem informado", garante ele.

 

O órgão estima que 1,3 milhão de perícias não tenham sido realizadas desde o início da greve em todo  Brasil, em setembro do ano passado. Mais 1,1 milhão de perícias médicas foram atendidas. O tempo médio de espera para o agendamento da perícia médica, na média nacional, passou de 20 dias, antes do início da paralisação, para os atuais 89 dias.

 

De acordo com o INSS são 31 médicos peritos em Sergipe, mas apenas 26 fazem perícia. Na agência da Ivo do Prado são lotados seis peritos, na agência do bairro Siqueira Campos são sete e os demais espalhados pelas agências de Propriá, Lagarto, Estância, Neópolis e Nossa Senhora da Glória.

 

 

 

 

 

 

Você pode querer ler também