Da redação, AJN1
Centenas de pessoas comparecem na manhã desta terça-feira (2), Dia de Finados, aos cemitérios da capital e do interior para prestar homenagem aos parentes e amigos. Somente no Cemitério São João Batista, em Aracaju, são esperadas cerca de 15 mil pessoas. Logo na entrada do São João Batista, localizado no conjunto Castelo Branco, já é possível ver pessoas com arranjos de flores e velas nas mãos.
Além do São João Batista, os cemitérios Heleno Bandeira, na Atalaia, o ABC, no Jardins, dos Náufragos, no Mosqueiro, Colina da Saudade, no bairro Jabotiana; Santa Isabel, no bairro Santo Antônio, também têm expectativa de muita movimentação.
Nos dias que antecederam ao feriado, os espaços receberam manutenção e serviços de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a exemplo de serviços de capinação, varrição, recolhimento de lixo e entulho, além de manutenção geral da área interna e externa foram intensificados.
A coordenação dos Cemitérios orienta que os visitantes evitem aglomeração, em virtude da pandemia da covid-19, além da utilização de vasos de louça ou de vidros para a colocação das flores, pois evita o acúmulo de água, e dessa forma, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Comerciantes e ambulantes também começam a ser organizados pela Prefeitura. De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento, da Emsurb, 14 fiscais atuarão na ordenação das áreas e manutenção dos protocolos sanitários.
Os cemitérios estarão abertos para visitação das 7h às 17h.