ARACAJU/SE, 20 de abril de 2024 , 5:41:17

logoajn1

Órgãos realizam ação educativa sobre o uso da máscara

Da redação, AJN1

As equipes da Vigilância Sanitária do Estado, Procon estadual, Vigilância Sanitária de Aracaju, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, realizam nesta sexta-feira (14), mais uma blitz educativa como forma de conscientizar a população sobre a importância e a necessidade do uso da máscara facial na prevenção da covid-19.  As equipes estarão nos terminais de integração da Rodoviária Velha e do Distrito Industrial de Aracaju (DIA). As feiras livres também serão visitadas pelos fiscais.

Ontem (13), a ação aconteceu no Calçadão da João Pessoa, no Centro da capital. O coordenador da Vigilância Sanitária estadual, Ávio Britto, informou que a maioria das pessoas estavam usando máscaras, mas algumas ainda foram flagradas sem o acessório ou usando a máscara de foram incorreta, muitas vezes abaixo do nariz. “Cada abordagem foi feita de forma gentil e educada, porque nosso objetivo não foi o de multar, mas o de conscientizar”, disse Britto.

Entre as pessoas abordadas pela equipe fiscalizadora estava Washington Santana Figueiredo, morador da Tijuquinha, localidade do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju. Ele confessou que não gostava de usar a máscara, mas elogiou a iniciativa. “Saí de casa sem a máscara por esquecimento e embora não goste de usá-la, sei que é importante. Vou me esforçar para que isso não aconteça mais. Acho louvável esse trabalho de conscientização”, disse. Cada pessoa flagrada sem máscara, recebeu uma da Secretaria de Estado da Saúde.

O advogado e fiscal do Procon estadual, Tiago Oliveira, explicou a participação do órgão na ação. “Estamos fazendo um trabalho em conjunto para reforçar as ações de enfrentamento e de conscientização em relação às medidas sanitárias com vistas a reduzir a disseminação da pandemia. Vamos fazer abordagens com as pessoas que estiverem sem máscaras e também dentro dos estabelecimentos para conferir o distanciamento, o uso de máscaras e a disponibilização de substâncias sanitizantes nestes ambientes”, disse.

*Com informações SES

Você pode querer ler também