Paróquias celebram dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima

Da redação, AJN1

Hoje, 13 de maio, é uma data especial para duas comunidades paroquiais dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ponto Novo, em Aracaju, e no conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro. É o coroamento de um grande itinerário de fé vivenciado desde o dia 4. Nesta sexta-feira, a Igreja celebra a memória do aniversário das aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, e da Canonização dos Santos Francisco e Jacinta.

O aniversário da primeira das seis aparições de Nossa Senhora de Fátima também será celebrado pela Família do Coração Imaculado de Maria, na Obra Nossa Senhora de Fátima do povoado Suíssa, no bairro Mosqueiro, em Aracaju.

A imagem da Virgem dos Pastorinhos será conduzida ao local no helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e após a recepção da imagem, às 17h30, haverá uma procissão pela Via do Rosário, com recitação do Terço Mariano, e em seguida haverá celebração de uma missa.

Por causa da expressiva participação de fiéis e devotos, e para evitar aglomerações, a paróquia do Ponto Novo programou várias celebrações eucarísticas, que acontecem desde às 6h.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Ponto Novo)

  • Rosário a Nossa Senhora: 6h, 8h30, 11h (diante do Santíssimo Sacramento exposto), 15h30 e 18h
  • Santa Missa: 6h30, 9h, 12h, 16h e 19h
  • Procissão solene: 20h (cantando e recitando a oração do Rosário)

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Marcos Freire II)

  • 6h – Alvorada Festiva
  • 12h – Fogos em louvor a Nossa Senhora
  • 9h15 – Solene celebração eucarística, presidida pelo padre Flaviano Oliveira Fonseca

Nossa Senhora de Fátima

O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado pela Igreja Católica nesta sexta-feira, 13 de maio. Conhecida como a Santa dos Segredos, ela apareceu há mais de 100 anos para três crianças em Fátima, Portugal, segundo a tradição.

Ela teria aparecido para três pequenos pastores de ovelhas: Lúcia de Jesus, Francisco e Jacinta. O trio de crianças ficou conhecido como “os três Pastorinhos de Fátima”.

As crianças ficaram assustadas quando viram a Nossa Senhora de Fátima pela primeira vez após rezar o terço, mas logo se acalmaram. A Santa, que estava envolva de uma luz brilhante e usava um manto ornado de ouro, disse para eles não terem medo porque ela era do Céu.

A Santa dos Segredos pediu que as crianças continuassem rezando para alcançar a paz e o fim da guerra e estivessem no mesmo lugar nos próximos cinco meses, sempre no dia 13, às 12h. Mais pessoas foram se juntando às crianças ao longo dos meses.

Nessas aparições, a Santa teria revelado alguns segredos para os pequenos. Esses segredos só foram revelados no ano de 1941, em um livro que foi escrito por Lúcia.

O primeiro segredo de Fátima teria sido a visão do Inferno; o segundo, a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a conversão da Rússia. Já o terceiro segredo é relacionado à perseguição sofrida pela igreja.

Na última aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de outubro de 1917, conta-se que participaram aproximadamente 70 mil pessoas. A devoção pela Santa foi se espalhando pelo mundo.

Oração a Nossa Senhora de Fátima:

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém. Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós“.

*Com informaçõs Arquidiocese de Aracaju