ARACAJU/SE, 22 de julho de 2024 , 13:38:06

logoajn1

Parquímetros eletrônicos começam a funcionar no início de agosto

 

Por AJN1

Agosto é o mês previsto para que os estacionamentos rotativos, que ganharam fama para o bem e para o mau, voltem a funcionar no Centro de Aracaju. Porém, a novidade é que o sistema será eletrônico, acionando através de um aplicativo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) avisa que serão 15 dias de testes para os motoristas se familiarizarem ao novo sistema.

De acordo com a SMTT, inicialmente, as vagas rotativas serão no centro comercial da capital, e será ampliado, até o final do ano, para os bairros São José e Siqueira Campos. Serão cerca de três mil vagas rotativas nesses três bairros, mas o centro da cidade abrangerá uma fatia gorda, cerca de 1.800 mil, porque o fluxo do trânsito, obviamente, é maior.

“Este será um estacionamento eletrônico, não terá mais a figura do paquímetro. Nesse aplicativo, as pessoas podem cadastrar quantos veículos desejar, para cada um terá um usuário que identifica o veículo, as pessoas também poderão comprar créditos. Também terão pontos físicos de vendas sinalizados a cada 80 metros das vagas e podem ser usados tanto por quem tem, quanto por quem não tem o celular”, explica o diretor de planejamentos e sistemas da SMTT, Francisco Navarro.

O tempo máximo de permanência será de 2 horas por veículo e o valor cobrado será fracionado. Carros de passeio pagam R$ 1,50 pela hora, já as motos, que terão locais específicos para estacionar, pagam R$ 1. 

 

Foto: Diógenes Di/CS

Você pode querer ler também