ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 21:16:16

logoajn1

Pela primeira vez no ano, inflação em Aracaju reduz 1,21%

Em Aracaju, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) reduziu pela primeira vez no ano, chegando a -1,21% no mês de julho. Esse percentual é o primeiro negativo em sete meses. O índice registrado no Brasil também apresentou redução de 0,68%. Em todas as capitais investigadas, o IPCA foi negativo, ou seja, houve uma redução dos preços. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta terça-feira (9), pelo IBGE.

Apesar disso, o índice acumulado no ano em Aracaju ainda segue em aumento de 5,25% e a variação acumulada em 12 meses registrou 10,41%. Em termos de aumento dos preços, o destaque vai para o grupo de Alimentação e bebidas, que acelerou em 0,57%. O destaque vai para a aceleração dos preços do leite longa vida (26,86%), assim como do leite e derivados (10,69%).

Segundo a gerência da pesquisa, a alta do produto se deve, principalmente, a dois fatores: primeiro pelo período de entressafra, que vai de março até outubro, ou seja, um período em que as pastagens estão mais secas e isso reduz a oferta de leite no mercado e o fato de os custos da produção.

Em relação à redução dos preços, o destaque vai para o grupo de transportes (-5,24%) e Habitação (-3,08%). Em relação ao grupo de transportes, o principal destaque é a redução dos preços da gasolina (-16,85%) e dos combustíveis em geral (-16,19%). Essa queda se deu porque a Petrobras, no dia 20 de julho, anunciou uma redução de 20 centavos no preço médio do combustível vendido para as distribuidoras.

Além disso, há a Lei Complementar 194/22, sancionada no final de junho, que reduziu o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações. Essa redução afetou não só o grupo de transportes, mas também o de habitação, por conta da energia elétrica.

Inclusive, em Aracaju, houve a queda dos preços da energia elétrica (-11,51%). É importante ressaltar também que houve a redução da alíquota de ICMS cobrada sobre os serviços de energia elétrica. Outro fator que influenciou o recuo do grupo habitação foi a aprovação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), das Revisões Tarifárias Extraordinárias de dez distribuidoras espalhadas pelo país, o que acarretou redução nas tarifas a partir de 13 de julho.

INPC registra -1,12% em Aracaju

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC do mês de julho de 2022 apresentou uma redução de -1,12%. A variação acumulada em 12 meses chegou a 10,20%. O INPC no Brasil foi de -0,60%.

Você pode querer ler também