Durante a coletiva de imprensa, realizada no Centro Administrativo, o gestor informou também que o cronograma de eventos se estenderá até o dia 31 e incluirá atos solenes, religiosos, atividades culturais e esportivas. Edvaldo informou ainda que, durante o mês, ocorrerão inaugurações e anúncios de novas obras na capital.
“Aracaju merece uma grande celebração pelo seu aniversário por tudo o que a data representa. A iniciativa de Inácio Barbosa, de transferir a capital para Aracaju, foi fundamental para que Sergipe se desenvolvesse, de forma pujante. A nossa cidade sempre foi a locomotiva do progresso do nosso estado e é muito importante que a gente comemore os 168 anos de uma capital que foi planejada e que cresceu através do trabalho e força da nossa gente. Infelizmente, nos últimos dois anos não pudemos realizar grandes comemorações, por causa da pandemia, mas agora retomaremos com a grandiosidade que a nossa cidade merece, com atos solenes, entrega de medalhas, atividades culturais, esportivas, inaugurações, ordens de serviço e muito mais”, destacou Edvaldo.
Ao divulgar a programação, o gestor ressaltou que, além da tradicional missa em ação de graças e a homenagem ao fundador da cidade, o dia 17 de março será marcado pela retomada dos shows artísticos. “Iniciaremos com a missa em ação de graças, na Colina do Santo Antônio, com a homenagem a Inácio Barbosa, na praça do Mini-Golfe, e, à noite, teremos os shows de grandes artistas nacionais e locais para celebrar os 168 anos da nossa capital. Teremos o coletivo sergipano Mulheres no Samba e os cantores Seus Jorge e Xande de Pilares”, afirmou o prefeito.
Edvaldo lembrou também a realização da 38ª edição da corrida Cidade de Aracaju e o ato evangélico, que ocorrem no dia 18 de março. “A nossa corrida é um dos grandes momentos dentro da programação e, este ano, com certeza, faremos um grandioso evento. Neste mesmo dia, à noite, retomaremos o ato evangélico, também na praça dos Mercados. Então, será uma grande festa que realizaremos como forma de homenagear a nossa cidade e os aracajuanos que trabalham diuturnamente para que Aracaju continue sendo a linda capital que é hoje”, frisou.
No dia 17 de março, a programação comemorativa pelo aniversário da cidade terá início às 8h, com a missa em ação de graças, na Igreja do Santo Antônio. Logo após, haverá a tradicional homenagem ao fundador da cidade, Inácio Barbosa, com a aposição de flores no Obelisco, na praça do Mini-Golfe. À noite, ocorrerão os shows artísticos, na praça dos Mercados com os cantores Seu Jorge (22h), Xande de Pilares (23h30) e com o coletivo sergipano Mulheres no Samba (20h30).
Já no dia 18 de março, acontece a 38ª edição da corrida Cidade de Aracaju. Mais de 6 mil atletas participam da competição nos tradicionais percursos de 5 km, 10 km e 24 km. A primeira largada, de 5 km, será às 15h15, da avenida Marechal Candido Rondon. Já a segunda, de 10 km, será às 15h45, da rótula do conjunto Eduardo Gomes. Às 16h15, os corredores sairão da praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão, em direção à praça do Mini-golfe, no percurso de 24 km.
No mesmo dia, à noite, ocorre o ato evangélico, na praça dos Mercados. Assim como os shows artísticos, as apresentações com cantores da música gospel serão retomadas este ano, dentro da programação do aniversário da cidade. Se apresentarão a cantora Gabriela Rocha, às 20h10, e a banda Som e Louvor, às 21h40.
As informações são da PMA.