A Prefeitura de Aracaju realizará, no próximo sábado, 18, a 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju. A prova é um dos principais eventos em comemoração ao aniversário da capital e, neste ano, a competição atingiu a marca recorde 6.000 inscritos para participarem dos percursos de 5 km, 10 km e 24 km. Em 2023, serão investidos R$ 864 mil para a realização do evento esportivo, com recursos próprios do Tesouro Municipal.
Para garantir o sucesso da corrida, que é considerada a terceira maior do circuito Norte/Nordeste, a gestão municipal, num trabalho intersetorial, preparou uma logística ampla de modo a garantir a organização necessária, com o intuito de atender tanto os que irão participar da corrida, como a população que irá assistir a prova. Os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 14.
“É um grande evento, é uma grande corrida, portanto é necessário um planejamento muito antecipado e essa união de forças. Costumo dizer que existem coisas que não podemos abrir mão e, neste caso, uma delas é a segurança dos participantes na hidratação, no atendimento médico e no trânsito. Hoje, estamos muito satisfeitos, repetindo uma fórmula de parceria que deu certo em anos anteriores”, destaca o secretário municipal da Juventude e do Esporte e coordenador da Corrida, Sérgio Thiessen.
A primeira largada, a do percurso de 5 km, terá início às 15h30, na avenida Marechal Cândido Rondon, cerca de 100 metros antes do viaduto da avenida Tancredo Neves. A segunda largada será a de 10 km, às 16h, partindo cerca de 100 metros antes da rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão. Já a terceira largada, a do percurso de 24 km, ocorrerá às 16h15, na praça Getúlio Vargas, em São Cristóvão.
Entrega dos Kits
A entrega dos kits para os atletas inscritos na 38ª Corrida Cidade de Aracaju será realizada nos dias 16 e 17 de março, das 8h às 20h, e no dia 18, das 7h às 10h, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos – sede da Prefeitura de Aracaju -, localizado na rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42, conjunto Costa e Silva.
O kit será entregue ao atleta mediante apresentação de documento com foto para verificação da inscrição; os inscritos na categoria pessoa com deficiência (PcD) devem apresentar, também, documento que comprove a deficiência. Os participantes deverão entregar 1 kg de alimento não perecível no ato da retirada dos kits, este que será doado para instituições que assistem pessoas em situação de risco e vulnerabilidade e para famílias em situação de extrema pobreza, acompanhadas pela Secretaria Municipal da Assistência Social.
Transporte dos participantes
Os participantes de cada trecho da corrida contarão com transporte até a largada. O local de saída dos ônibus será a rua Vila Cristina, em frente ao Teatro Atheneu.
A saída dos ônibus para as largadas dos 5 km e 10 km acontecerá das 13h às 14h, no trajeto por dentro da cidade.
Já a saída dos ônibus para a largada dos 24 km será realizada das 14h15 às 15h, num trajeto pela BR-101.
Trânsito
A partir das 10h da sexta-feira, dia 17, a avenida Ivo do Prado, sentido Sul, entre a rua Campos e a avenida Augusto Maynard ficará bloqueada até o final da corrida, no sábado, 18.
No dia da prova, as avenidas Barão de Maruim, Desembargador Maynard e José da Silva Ribeiro Filho serão bloqueadas no sentido Leste, a partir das 14h do sábado.
Os cruzamentos das avenidas Barão de Maruim e Desembargador Maynard funcionarão com operação Pare e Siga.
Um binário será montado no final da avenida José da Silva Ribeiro Filho, a partir da rotatória que dá acesso à avenida Marechal Rondon até a rodovia SE 065 (João Bebe Água).
Por conta dos bloqueios no trânsito na sexta e no sábado, algumas linhas de ônibus terão os itinerários alterados; serão 34 linhas afetadas, ao total.
“Contaremos com o apoio da Polícia Militar, através da CPTran [Companhia de Polícia de Trânsito], do Getam [Grupamento Especial Tático de Motos], além da própria SMTT de São Cristóvão e do Exército Brasileiro para manter toda a organização do trânsito, do início ao fim da corrida. Sabemos que os bloqueios podem gerar algum tipo de transtorno, mas ressaltamos que é temporário e por uma boa causa, que é a realização desse evento tão tradicional e que movimenta tantos setores da nossa cidade. Por volta das 20h, está prevista a liberação das vias, permanecendo o isolamento na região da arena montada na Praça do Mini Golfe”, reforça o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT Aracaju), Thiago Alcântara.
Saúde
Para assegurar a melhor assistência aos participantes da 38ª edição da Corrida, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estruturou uma unidade de atendimento composta por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem e, ainda, com três leitos, sendo um de estabilização e quatro poltronas de medicação rápida.
O posto será instalado no ponto de chegada, na praça Inácio Joaquim Barbosa – antiga praça do Mini-golfe, próximo à avenida Ivo do Prado. Os hospitais da rede municipal de Saúde serão retaguarda durante todo o período de realização do evento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) dará suporte durante toda a prova com uma viatura básica, uma viatura de suporte avançado, seis servidores e motolâncias ao longo do percurso.
Além disso, a Sejesp disponibilizará outras 12 ambulâncias de UTI, ao longo dos percursos da corrida. De acordo com o assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Yuri Belchior, foi montado um plano de ação voltado para o pronto atendimento de urgência.
“A partir das 13h, as equipes estarão de prontidão para atender a toda e qualquer situação de urgência dentro da corrida. Inclusive, já sinalizamos para todos os hospitais e unidades de saúde, seja da rede pública ou privada, para ficarem sob aviso para qualquer possível transferência”, reforça Yuri.
Segurança
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) atuará com 86 agentes. O efetivo fará o isolamento de vias que cruzam o percurso da prova, em parceria com outros órgãos, assumindo postos de bloqueio previamente estabelecidos. Outra parte do efetivo fará a segurança na região da praça do Mini-Golf, local de chegada dos atletas onde estará montada a estrutura para a premiação.
O Grupamento Especializado em Motopatrulhamento da GMA realizará a escolta dos atletas na extensão do percurso na cidade de Aracaju, resguardando a integridade física dos participantes.
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que a Semdec atuará através da GMA e da Defesa Civil para garantir a segurança nos mais diversos aspectos.
“Para a realização dessa corrida, é importante destacar a integração entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado. A Secretaria faz essa parte de interlocução dos poderes de segurança pública para delimitar a área de atuação de cada órgão. Além das atribuições da GMA e da PM, monitoraremos todo o percurso com drones, inclusive por termos algumas áreas inóspitas no trajeto de 24km e qualquer situação de adversidade teremos condições de acionar qualquer órgão de segurança como também a equipe médica. Além disso, a Defesa Civil vai vistoriar a estrutura do palco de premiação”, detalha Silvio.
Conforme o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, “a Guarda Municipal estará focada em fazer a segurança da área que compreende o município de Aracaju, com guardiões distribuídos em todas as vias da corrida, inclusive auxiliando a SMTT na operação de trânsito, para que os corredores possam transitar com tranquilidade”.
Além de auxiliarem no trânsito, os grupamentos da PMSE também atuarão para resguardar a segurança dos corredores e apreciadores do evento.
Limpeza
A Emsurb atuará com oito equipes de limpeza, sendo duas fixas e seis itinerantes, somando 88 agentes. Assim, ao longo da corrida até a sua conclusão, a limpeza e recolhimento de lixos e resíduos serão executados, havendo também o repasse programado nos locais.
De acordo com o cronograma operacional, os trabalhos iniciam às 14h e abrangerá áreas dos municípios de São Cristóvão e Aracaju, com percursos que passam pela praça Getúlio Vargas, rodovia João Bebe Água e rótula de entrada do conjunto Eduardo Gomes (São Cristóvão), sentido praça do Mini-Golf, e da avenida Marechal Rondon em direção à Barão de Maruim.
Para assegurar o descarte apropriado de resíduos, a partir das 6h do dia 18, a empresa municipal disponibilizará 40 containers instalados em formato de ilhas, no perímetro que compreende a Praça do Mini-Golfe. Além disso, para as equipes que iniciarão as atividades em São Cristóvão, serão disponibilizados um ônibus e duas caçambas. Já as demais terão o acompanhamento de uma caçamba.