Da redação, AJN1
A Prefeitura de Rosário do Catete decretou situação de emergência por 180 dias em razão das fortes chuvas que castigaram a cidade na última semana. Na sexta-feira (12), o rio Siriri, que margeia a parte baixa da cidade, transbordou, algo que não acontecia há mais de uma década.
Com a medida, o município poderá ter acesso a recursos estaduais e federais para ações de resposta ao desastre, como socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. Além de Rosário, Riachuelo também formalizou decreto de calamidade. Outros 10 municípios se manifestaram em pedir socorro.
Para dar apoio às famílias atingidas, a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social está disponibilizando psicólogo, assistente social e colocou os prédios do Centro de Idosos, do Espaço Jovem e do Ginásio de Esportes à disposição.
A prefeitura também está providenciando o aluguel social de casas para abrigar as pessoas cujos imóveis estejam com a estrutura comprometida.
Desabrigados
Segundo a Defesa Civil Estadual, os rios começaram a baixar, mas o número de desabrigados chega 913 pessoas e outras duas continuam desaparecidas em Sergipe.
As equipes das forças de segurança do governo de Sergipe seguem mobilizadas, atuando em parceria com os municípios, para atender a população atingida, monitorar áreas de risco e minimizar os efeitos das chuvas, que superaram a média esperada para todo o mês de julho, em apenas seis dias.
Desalojados
Em se tratando de desalojados [pessoas que deixaram suas residências e estão nas casas de familiares ou amigos], foram identificadas 833 pessoas em nove municípios.
Doações
O governo de Sergipe, por meio da SEIT e da vice-governadoria, está disponibilizando quatro pontos de coleta de doações de alimentos não perecíveis e dos seguintes itens de higiene pessoal: fralda descartável (P, M, G); desodorante; absorvente; papel higiênico; escova de dente; e creme dental.
As doações podem ser feitas nos seguintes locais e horários: de 8h às 17h na sede da Defesa Civil Estadual (Rua Santa Luzia, 680 – bairro São José) e no Espaço Cuidar do Bugio (Praça Osvaldo Mendonça, s/nº); e em qualquer horário do dia ou da noite no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 805, Aracaju) e no 2º Subgrupamento Bombeiro Militar (SGBM): (Av. Coletora A, 943, Conjunto Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro).