ARACAJU/SE, 6 de outubro de 2024 , 17:09:53

logoajn1

Privatização da Deso ganha força após edital do BNDES

Da redação, AJN1

 

A possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) voltou a ser tema das rodas de conversa dos sergipanos. A especulação ganhou força nessa quinta-feira (12), após o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) publicar, no Diário Oficial da União, o aviso de Edital colocando a Deso entre as seis empresas públicas pré-qualificadas para participar de licitação para contratação de serviços técnicos especializados e estruturação de projetos de participação privada.

 

A Deso já estava na mira do governo Michel Temer, por meio do Programa de Participação em Investimentos (PPI), lançado ano passado, quando convocou todos os estados brasileiros a comparecerem a uma audiência na sede do BNDES, ocasião onde foram expostas as pretensões de realizar as concessões das companhias de água e esgoto dos estados. Neste caso, as privatizações seriam definidas por decreto e passariam desfrutar da condição de prioridade nacional.

 

Em novembro de 2016, o então secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, confirmou que o BNDES é quem recebeu a incumbência do presidente Temer de capitanear essa discussão com os estados. Sergipe, segundo ele, à época, recebeu o convite e compareceu, através da Secretaria de Planejamento, à audiência para tomar conhecimento.

 

O próprio governador Jackson Barreto foi bastante instigado a falar sobre o assunto e chegou a confirmar o convite do BNDES para Sergipe participar do estudo. Sem ser preciso, Jackson limitou-se apenas a falar que, “após análise dos estudos, tomará a decisão que melhor atenda ao estado”. Ao todo, 23 estados aderiram a essa análise do BNDES. Sobre a lista colocando a Deso entre as seis empresas públicas pré-qualificadas, o governador ainda não se manifestou oficialmente.

 

A AJN1 também tentou falar com o secretário de Planejamento, João Augusto Gama, e com o presidente da Deso, Carlos Melo, mas não obteve êxito.

 

Queixa

 

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan), não gostou muito da boa nova. Diante dos fatos, já convocou uma audiência com a direção da Companhia, agendada para a próxima terça-feira, (17), na sede da Deso.

 

Na lista

 

Além da Deso, outras cinco empresas de saneamento estão pré-qualificadas a contratação de serviços técnicos especializados para participação privada, envolvendo a prestação de serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário: Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA; Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA; Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA; Companhia de Saneamento do Amapá – CAESA; Companhia de Abastecimento de Águas e Saneamento do Estado de Alagoas – CASAL.

 

 

Você pode querer ler também