Foram prorrogadas até a próxima terça-feira (7), as inscrições para três programas de mestrado e doutorado da Universidade Tiradentes (Unit): as Pós-Graduações Stricto sensu em Saúde e Ambiente (PSA), Engenharia de Processos (PEP) e Biotecnologia Industrial (PBI). A extensão do prazo foi confirmada por aditivos aos editais originais de seleção, que antes previam o encerramento das inscrições no último dia 28 de fevereiro.
As inscrições podem ser feitas através do site www.unit.br/mestrado-doutorado, onde os editais das seleções e outras informações também podem ser consultadas.
Para participar, o aluno precisa ter concluído o seu curso de graduação na área desejada e passar por um processo seletivo, no qual será avaliado o currículo, a capacidade de expressão e a comunicação, entre outros aspectos. Ele ainda deverá passar, no primeiro ano do curso, por uma prova de proficiência em língua estrangeira. O curso de mestrado dura dois anos, e o de doutorado, quatro anos.
Os três programas oferecem um total de 65 vagas em seus cursos de mestrado e outras 45 nos de doutorado. Além de formar profissionais altamente qualificados, para atuação tanto na área acadêmica quanto no mercado de trabalho, eles desenvolvem estudos aprofundados e pesquisas científicas focadas na resolução de questões e problemas reais, muitas delas apoiadas pelas principais instituições e agências de fomento à pesquisa.
O PEP estuda o desenvolvimento de processos e pesquisas para o uso e transformação de insumos da região, como petróleo, gás natural, biocombustíveis e efluentes, aplicados às mais inovadoras técnicas. O PBI atua na prospecção e desenvolvimento de estudos em bioprocessos como fermentações, vacinas e bioinseticidas, aplicando técnicas de engenharia e de biologia molecular. E o PSA traz a percepção da saúde e do ambiente no sentido mais amplo, partindo de perspectivas multidisciplinares.
Além de contarem com a chancela de um dos principais instituições de ensino superior do país, os programas de mestrado e doutorado da Unit contam com boas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em suas mais recentes avaliações quadrienais (realizadas a cada quatro anos). O PEP e o PBI alcançaram a nota 6, que os coloca como “de excelência nacional e internacional” em suas áreas de atuação. Já o PSA confirmou a nota 5, que o coloca no conceito “muito bom”.
Fonte: Asscom Grupo Tiradentes