ARACAJU/SE, 19 de julho de 2024 , 11:25:38

logoajn1

Receita libera consulta ao segundo lote de restituição do IR 2024

 

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (21), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024, no site restituicao.receita.fazenda.gov.br. O fisco vai pagar R$ 8,5 bilhões a 5,7 milhões de contribuintes no dia 28 de junho.

Para fazer a consulta simples, basta informar o CPF, a data de nascimento e o ano do exercício da declaração (2024). O dinheiro da restituição cai na conta informada pelo contribuinte na entrega da declaração ou na chave PIX indicada.

Quem recebe a restituição do IR 2024 neste lote?

Por conta da tragédia causada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a Receita incluiu os gaúchos na grupo prioritário para receber a restituição do IR 2024.

Vão receber a restituição do IR neste lote os contrinuintes do grupo prioritário – veja lista completa abaixo. Depois das prioridades legais, as restituições vão ser pagas de acordo com a forma escolhida. Quem fez a declaração pré-preenchida e pediu a restituição via Pix – desde que o mesmo seja o CPF – também tem prioridade.

  • 140.360 contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos;
  • 1.024.071 pessoas com mais 60 anos;
  • 66.287 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 459.444 pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • 252.738 moradores do Rio Grande do Sul atingidos por enchentes
  • 3.812.767 pessoas que fizeram a pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração. Quem entregou antes, recebe antes.

Bom lembrar que é importante ficar de olho no lote da restituição, mas não apenas para se programar para quando a grana cair.

A consulta do Imposto de Renda nos canais da Receita é uma forma de acompanhar a situação da declaração para saber se há pendências ou se você caiu na malha fina. Assim também se evitam sustos ou o clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda nem caiu na conta.

Para não correr esse risco, acompanhe a seção especial Imposto de Renda 2024 que o Valor Investe criou e atualiza com frequência com tudo que você precisa saber para preparar a declaração.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024

  • 1º lote de restituição – pago em 31 de maio
  • 2º lote de restituição – consulta a partir de 21 de junho e pagamento em 28 de junho
  • 3º lote de restituição – pagamento em 31 de julho
  • 4º lote de restituição – pagamento em 30 de agosto
  • 5º lote de restituição – pagamento em 30 de setembro

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para consultar quando vai receber a restituição do Imposto de Renda, vá ao site Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status da sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar o e-Cac é preciso ter conta de nível prata ou ouro no Gov.br.

Fonte: Valor

Você pode querer ler também