ARACAJU/SE, 24 de abril de 2024 , 4:01:01

logoajn1

Rússia designa Kasparov, um dos maiores nomes da história do xadrez, como ‘agente estrangeiro’

Por France Presse

A Rússia classificou nesta sexta-feira (20) como “agentes estrangeiros” o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov e o antigo oligarca Mikhail Khodorkovsky. Os dois estão no exílio e fazem oposição ao presidente Vladimir Putin.

 

Essa designação, que lembra a de “inimigos do povo” do período soviético, é utilizada contra opositores, jornalistas e ativistas dos direitos humanos acusados de realizar atividades políticas financiadas no exterior.

Os “agentes estrangeiros” estão sujeitos a um grande número de regulamentações e procedimentos complexos cujo não cumprimento implica fortes sanções. Também devem indicar esse status em todas as suas publicações.

Na nova lista publicada em seu site, o ministério russo afirma que Jodorkovski, de 58 anos, e Kasparov, de 59, dispõem de “recursos” na Ucrânia para financiar suas atividades.

Lenda do xadrez, Garry Kasparov se opõe há muito tempo ao presidente russo e vive há quase dez anos nos Estados Unidos.

Mikhail Khodorkovsky, por sua vez, foi um dos empresários mais poderosos da Rússia na década de 1990, até que começou a ter embates com o Kremlin quando Putin chegou ao poder, em 2000.

Ele passou dez anos na prisão, entre 2003 e 2013, e depois se exilou. Por anos, financiou em seu país a organização opositora Open Russia, que se autodissolveu em maio de 2021 diante de uma repressão cada vez mais asfixiante.

Fonte: G1

 

Você pode querer ler também