Da redação, AJN1
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, defendeu o retorno das faixas que priorizam o transporte público em Aracaju durante o lançamento do IX Prêmio Setransp de Jornalismo, que aconteceu na manhã de hoje (15).
“É necessário aumentar o número de as faixas exclusivas ou prioritárias para ônibus nos horários de maior movimento. Esse é o caminho mais fácil, mais rápido e com menos custo para se dar prioridade ao transporte público com rapidez e consequência imediata. A faixa não é exclusiva para o ônibus. É exclusiva para quem anda de ônibus”, ressaltou Alberto Almeida, acrescentando que em outras cidades a implantação de faixas é motivo de comemoração.
No evento, que aconteceu no Del Mar Hotel, em Aracaju, foram apresentados dados que mostram o avanço da gratuidade no sistema de transporte, que nos últimos quatro anos cresceu 80%. Em contrapartida, houve uma redução de 30% no número de passageiros.

O presidente do Setransp lembrou que quem paga a conta acaba sendo o usuário, pois as gratuidades não têm custeio. “Não somos contra a gratuidade, mas tem de ter fonte de custeio. Em Aracaju não existe por lei a gratuidade para o deficiente físico sem ou com custeio. É preciso legalizar e buscar o custeio”, explicou Alberto Almeida, lembrando que o avanço do clandestino no sistema e a circulação de aplicativos sem nenhum controle também tem prejudicado o transporte público.
Prêmio
O IX Prêmio Setransp de Jornalismo tem como tema “Mobilidade Urbana: necessidades, desafios e alternativas”. A novidade para esta edição é a categoria Reportagem Especial, que vai abordar as “Consequências do transporte clandestino para saúde das pessoas e da mobilidade urbana”. O Prêmio é uma parceria do Setransp com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE).
Podem concorrer trabalhos produzidos por jornalistas profissionais no período de 15 de outubro de 2019 a 10 de janeiro de 2020 e veiculados em rádios, televisão, site jornalístico, jornal ou revista de Sergipe.