SMTT apresenta esquema de trânsito e transportes para réveillon na orla de Atalaia

Em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (29), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) detalhou o esquema que visa facilitar o fluxo de veículos nas vias de acesso à Orla de Atalaia para o Réveillon 2016, no dia 31 (quinta-feira). A festa é promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na terceira etapa da Orla de Atalaia, na Passarela do Caranguejo.
 

Em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), a equipe do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  através das companhias de Polícia de Trânsito (CPTran) e de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv), a operação prevê, principalmente, um corredor livre de tráfego na avenida Beira-Mar, bloqueando retornos para facilitar a circulação. Estacionamentos de veículos serão proibidos nas principais vias que dão acesso à Orla.
 

 

O coordenador de trânsito da SMTT, capitão PM José Luiz Ferreira, alerta sobre a sinalização que será implantada para orientar condutores quanto às novidades que irão melhorar os percursos à praia de Atalaia. “Nossas equipes de agentes de trânsito da SMTT estarão distribuídas durante todo o percurso para facilitar na mobilidade do cidadão”, informou.
 

 

Como já é realizado todos os anos, o diretor de trânsito da SMTT, Coronel Cruz, confirmou o fechamento da ‘Passarela do Caranguejo’. “Essa medida é tomada para dar segurança aos pedestres. As duas pistas da avenida Santos Dumont, na Passarela do Caranguejo, serão fechadas para os veículos, em ambos os sentidos, a partir do Posto do Corpo de Bombeiros até o antigo Hotel Parque dos Coqueiros, possibilitando maior conforto e segurança aos participantes do evento”, completou.
 

 

Atuação
 

 

Toda a área será sinalizada, reforçando as indicações de desvios, isolamento de ruas e demais canalizações, como mudança de sentido e de faixa, principalmente. Alguns semáforos serão retemporizados e/ou desligados, como no caso do conjunto semafórico do cruzamento das avenidas Júlio César Leite e Hildete Falcão, o da avenida Melício Machado, em frente ao supermercado GBarbosa, e o da avenida Heráclito Rollemberg, no conjunto Augusto Franco.
 

 

Em um total de 120 agentes de trânsito trabalhando na ‘Operação Réveillon 2016’, controlando o trânsito nos principais cruzamentos e vias. “Nossos agentes de trânsito atuarão para dar essa tranquilidade à população. Pedimos que as pessoas respeitem à sinalização, obedeçam as determinações dos agentes e acima de tudo, as leis básicas do trânsito, evitando, dessa forma, que acidentes aconteçam”, disse.
 

 

Mudanças no tráfego
 

 

Na quinta-feira, 31, a SMTT iniciará a colocação dos prismas de concreto nos principais locais onde acontecerão as mudanças, fazendo com que a população conscientize-se das alterações. Às 8h, será feito o fechamento total do estacionamento de veículos na ‘Passarela do Caranguejo’, visando facilitar a desocupação da área do evento à noite; também será implantada toda a sinalização temporária de proibição de estacionamento, de sentido e proibição de fluxo.
 

 

A partir das 15h, a extensão da 'Passarela do Caranguejo' e Praia de Aruana, do Posto dos Bombeiros à Rodovia José Sarney serão isoladas ao tráfego pela SMTT, CPRv e CPTran, evitando o tráfego e estacionamento de veículos nas vias. As equipes dos três órgãos de trânsito farão a operação “Varredura” na região e removerão os veículos estacionados nessas avenidas.
 

 

Às 18h serão feitas as demais alterações no trânsito, a exemplo do tráfego de veículos da avenida Heráclito Rollemberg, sentido oeste/leste, para a avenida Hildete Falcão, bem como o trânsito da avenida Hildete Falcão para o avenida Heráclito Rollemberg, no sentido leste/oeste, em direção ao conjunto Augusto Franco, sem conflito. O fluxo de veículos será canalizado na avenida Luiz Lua Gonzaga (antiga Delmiro Gouveia), na esquina com a rua Urbano Neto, possibilitando o tráfego da avenida sem conflito em ambos os sentidos. Fica proibido, as conversões à esquerda.
 

 

A outra mudança acontecerá na avenida Rotary e Beira-Mar, desde os Arcos da Orla até a avenida Tancredo Neves. A partir da meia noite do dia 1º de janeiro, toda essa extensão das vias funcionará em mão única, sentido Praias/Centro. Nesse mesmo horário, será formado um corredor de fluxo de veículos sentido sul/norte nas avenidas Monteiro Lobato e Heráclito Rollemberg, em direção à Beira-Mar.
 

 

Caso o condutor siga para a Orla de Atalaia após a meia-noite, a recomendação é utilizar o percurso da avenida Luiz Lua Gonzaga (antiga Delmiro Gouveia), pela ponte da Coroa do Meio (Shopping Riomar) ou avenida Heráclito Rollemberg.
 

 

Às 5h, da sexta-feira, dia 1º de janeiro de 2016, o trânsito será restabelecido nas avenidas.
 

 

Rotas
 

 

O cidadão que desejar ir à Orla de Atalaia para a festa do Réveillon 2016 terá cinco opções de rota:
 
– Itinerário pelo corredor livre compreendendo as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rollemberg, Hildete Falcão e Melício Machado;
– Itinerário pelo bairro Coroa do Meio;
– Itinerário pela avenida Beira-Mar;
– Itinerário pela rua Alexandre Alcino (Rota de Fuga do Tecarmo);
– Itinerário pelo corredor formado pelas avenidas Gasoduto, entrando no Santa Maria, acessando a avenida Alexandre Alcino, chegando na Rota de Fuga do Tecarmo.
 
Já para retornar da Orla de Atalaia, serão quatro rotas alternativas disponíveis. São elas:
 
– Itinerário pela inversão do sentido da avenida Beira-Mar, na pista que tem sentido norte/sul, a partir de 0h, desde a avenida Rotary até a avenida Tancredo Neves, fazendo-a operar extraordinariamente com as duas pistas em direção ao Centro da cidade, priorizando o fluxo de saída da Orla;
– Itinerário compreendendo as avenidas Melício Machado, Hildete Falcão, Heráclito Rollemberg e Adélia Franco;
– Itinerário formado pelo corredor compreendido pelas ruas Monteiro Lobato, Heráclito Rollemberg e avenida Beira-Mar;
Itinerário pelo bairro Coroa do Meio.
 

 

Ônibus
 

 

Para que os foliões possam se deslocar de ônibus até a Orla de Atalaia, o transporte público de Aracaju também será alterado. Além de linhas operando sem interrupção e outras estendidas, uma frota especial com 15 veículos será disponibilizada a partir das 18h do dia 31 até as 6h de 1º de janeiro de 2015. O Terminal de Integração da Zona Sul operará ininterruptamente. Os demais funcionarão normalmente até a meia-noite de quarta-feira, reiniciando às 4h do dia seguinte.
 
Linhas que irão operar sem interrupção:
 
– 007 – Fernando Collor / Atalaia
– 008 – Aeroporto / Bairro Industrial
– 040A – Marcos Freire II / Atalaia
– 051 – Atalaia / Centro
– 080 – Bugio / Atalaia
– 701 – Jardim Atlântico/Centro
 
As linhas regulares do Terminal da Zona Sul que atenderão regularmente ao evento:

 

– 100 CS1 – Circular Shoppings 01

– 100 CS2 – Circular Shoppings 02

– 501 – Povoado São José / Zona Sul

– 502 – Aeroporto / Zona Sul

– 503 – Conj. Beira Mar / Zona Sul

– 504 – 17 de Março / Zona Sul via Aquarius

– 505 – Santa Maria / Zona Sul

– 600 CP1 – Circular Praias 01

– 600 CP2 – Circular Praias 02

 

Para o retorno dos foliões, a partir das 4h do dia 1º de janeiro de 2014, dez linhas iniciarão o percurso no Terminal da Zona Sul:
 

– 002 – Fernando Collor / DIA

– 020 – Piabeta / DIA

– 030 – Marcos Freire I e III / DIA

– 031 – Eduardo Gomes / Desembargador Maynard

– 032-1 – Tijuquinha / Osvaldo Aranha 01

-032-2 – Tijuquinha / Osvaldo Aranha 02

– 061 – Marcos Freire / Centro

– 407 – Padre Pedro / DIA

– 704 – Conj. Jardim / Osvaldo Aranha

– 705 – Parque dos Faróis / Osvaldo Aranha

 
Táxi
 
Os foliões que optarem ir ao evento sem o seu veículo, contarão também com o serviço de táxi. Como todos os anos, os pontos de táxi tradicionais serão mantidos, já que a rotatividade de passageiros é grande. Os usuários devem ficar atentos a esses pontos existentes, como o da avenida Rotary até a Rua Niceu Dantas, próximo aos Arcos da Orla, e um outro próximo ao Terminal da Zona Sul. O alerta vai para não tumultuar o trânsito na hora do embarque e desembarque.
 
Dicas
 
– Programe-se para chegar cedo à Orla de Atalaia. O ideal é sair de casa antes das 20h para evitar transtornos, evite passar o Réveillon dentro do carro;
– Não insista em passar nos pontos bloqueados pela operação. Isso obstrui o trânsito e prejudica toda a coletividade, congestionando os corredores de acesso à festa. Os percursos preparados podem ser um pouco maiores, no entanto, terão boa e tranquila circulação;
– Estacione o veículo corretamente. Não obstrua o trânsito e observe a sinalização especialmente instalada para o Réveillon;
– Obedeça às orientações dos agentes de trânsito nas operações: eles estarão trabalhando para a sua segurança durante todo o evento e estão preparados para proporcionar seu bem-estar;
– Atenção: respeite a sinalização dos pontos da festa. Exerça a cidadania e contribua para um Réveillon de paz e alegria.

 

Fonte: SMTT