Nesta terça-feira (29), a frota do transporte público está operando com 70% na capital e região metropolitana. A informação é da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
A medida faz parte dos esforços da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em diálogo constante com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), para garantir a oferta do serviço em meio à paralisação dos transportadores de carga, o consequente desabastecimento e a limitação do estoque de combustível das empresas de ônibus.
O quantitativo de ônibus para a quarta-feira (30), ainda não foi definido e será divulgado posteriormente. A SMTT reforça que várias cidades do país vêm adotando a mesma estratégia, algumas, inclusive, com reduções mais significativas na frota.
Aulas
As aulas na rede estadual seguem suspensas e só devem retornar na próxima segunda-feira (4). No caso do município, as escolas funcionam normalmente. A Universidade Federal de Sergipe (UFS) também suspendeu as aulas, mantendo apenas em funcionamento o setor administrativo, mesmo assim com horário reduzido.
Os Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Fernando Franco e Nestor Piva; as Unidades Básicas de Saúde (UBS); Cemar; Centros de Atenção Psicossocial (Caps); Centros de Referência da Assistência Social (Cras); Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas); Abrigos e Casas Lares não tiveram o funcionamento alterado. A coleta de lixo também vem sendo reestabelecida.
Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), o Centro POP, Centro DIA para pessoas com deficiência, Abrigos e Casas Lares, dentre outras unidades de atendimento seguem ofertando suas atividades à população aracajuana.
O Tribunal de Justiça (TJ); Defensoria Pública; Ministério Público; Assembleia Legislativa (Alese); e Câmara Municipal de Aracaju (CMA), que chegaram a suspender o expediente, retomam as atividades nesta terça-feira (29).