Uma das apresentadoras mais famosas da televisão brasileira está prestes a completar 60 anos de vida no dia 27 de março. Maria das Graças Xuxa Meneghel, ou simplesmente Xuxa, encantou uma geração de crianças e se tornou a Rainha dos Baixinhos.
A menina que nasceu na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, cresceu e se tornou não só apresentadora de televisão, mas também modelo, atriz, empresária e já chegou a bater o recorde de artista com mais discos vendidos no mundo. Mãe de Sasha Meneghel, a loira também mudou seu nicho na TV, quando, em 2014, rompeu com a Globo para assumir um talk-show na Record.
Relembre a trajetória de sucesso da loira na televisão.
Início da carreira
Diante do risco de morte que rondava a filha de Luis Floriano e Aida Meneghel durante o parto, o pai fez uma promessa à Nossa Senhora das Graças e batizou a criança em sua homenagem. Nascida Maria das Graças, Xuxa ganhou o apelido do irmão, Bladimir.
A loira começou a carreira como modelo em 1979, aos dezesseis anos. Já em abril de 1980, estampava a capa de uma das principais revistas do País na época, a Carinho. Naquele ano Xuxa chegou a sair na capa de mais de 80 revistas.
Sua carreira como modelo a levou para as principais passarelas do Brasil e do Mundo, até que, no início dos anos 1980, ela foi convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete. Xuxa, então, passou a se dividir entre desfiles e a TV.
Durante a semana ela morava em Nova Iorque e trabalhava como modelo. Nos finais de semana, ela gravava os programas que seriam exibidos. A rotina intensa funcionou até que a agência deu um ultimato e ela escolheu a carreira de apresentadora infantil.
Programas na TV Manchete e na Globo
Entre 1986 e 2014 Xuxa comandou diversos programas simultaneamente, em sua maioria voltados para o público infantil. Foi nesse período que ela se consolidou um dos maiores nomes da televisão nacional.
Clube da Criança – TV Manchete (1983)
O programa estreou em 14 de junho de 1983 e ia ao ar das 17h às 19h, sob o comando da então modelo Xuxa Meneghel, na extinta Manchete. Ela comandava brincadeiras como: estourar bolas, cabo-de-guerra, jogo dos pratos, pular corda e maquiagem, entre outras. Xuxa também recebia atrações musicais. Ela ficou no programa até 1986, quando foi para a Globo.
Xou da Xuxa (1986)
O programa ficou no ar entre 30 de junho de 1986 e 31 de dezembro de 1992, com 2 mil edições concluídas, de segunda a sexta-feira. O programa misturava brincadeiras, atrações musicais, números circenses, exibição de desenhos animados e quadros especiais. Em média, 200 crianças participavam em cada gravação.
Logo o Xou da Xuxa se tornou o programa infantil de maior sucesso da televisão brasileira. Tanto que o padrão da atração (cenografia, personagens e músicas) foi transformado em franquia e exportado para países como Argentina, Colômbia e Peru.
Planeta Xuxa (1997 – 2002)
Um programa mais voltado para família, em especial para os adolescentes, foi a proposta do Planeta Xuxa. Inicialmente apresentado nas tardes de sábado, entre 5 de abril de 1997 até 28 de julho de 2002, teve 267 episódios.
O formato do programa era baseado numa discoteca e recebia como convidados artistas que estiveram nos programas anteriores da apresentadora. Além das atrações musicais, o programa contava com diversos quadros, como o ‘Intimidade’, em que Xuxa entrevistava personalidades, e o ‘Transformação’, em que alguém da platéia, escolhido pela apresentadora, passava por uma mudança no visual.
O fim do projeto também marcou o fim da parceria de Xuxa com a diretora Marlene Mattos, inciada ainda na Manchete.
TV Xuxa (2005 – 2014)
O TV Xuxa estreou em 4 de abril de 2005, como um infantil apresentado por Xuxa nas manhãs de segunda a sexta-feira. A Rainha dos Baixinhos voltou a comandar uma atração inteiramente dedicada às crianças, em um programa que misturava brincadeiras, dramaturgia, competições, desenhos animados e apresentação de números musicais, marcas dos programas da apresentadora.
Em dezembro de 2007, o programa deixou de ser exibido de segunda a sexta, passando para as manhãs de sábado. Totalmente remodelado, a atração deixou de exibir desenhos e investiu em brincadeiras.
Xuxa recebia convidados em um palco projetado para entrevistas e números musicais. Diversas celebridades foram entrevistadoras pela apresentadora, entre convidados brasileiros e internacionais.
O fim do programa foi marcado para o dia 25 de janeiro de 2014. Naquele dia, Xuxa se despediu do seu público por problemas de saúde e para cuidar de sua mãe.
Carreira internacional
Nos anos 1990, Xuxa também despontou internacionalmente na televisão e a música foi um dos caminhos. Ela gravou álbuns em espanhol e, em 1991, estreou na TV Argentina com o El Show de Xuxa, exibido pela Telefé, a maior emissora do país. O programa conquistou a grade de 17 países latinos e ainda o mercado hispânico nos Estados Unidos.
Em 1992, Xuxa lançou o programa Xuxa Park na Espanha, na Telecinco. Neste período, passava 15 dias no Brasil e 15 dias na Argentina, e ainda gravava uma vez por mês na Espanha. Ela se dividia para dar conta de cinco programas simultâneos.
Record (2015 -2020)
Em 2014, Xuxa e a TV Globo romperam amigavelmente o contrato e no ano seguinte a apresentadora assinou com a Record. Sua chegada na nova emissora foi tradada com pompa, e é considerada uma das maiores contratações da história da Record.
Muitas especulações foram feitas para tentar descobrir qual formato de programa seria apresentado pela loira, até que uma atração homônima nasceu.
Xuxa Meneghel (2015 – 2016)
Seu novo programa foi ao ar no dia 17 de agosto de 2015, no horário nobre, ao vivo, logo após o Jornal da Record, sob a direção de Mariozinho Vaz. Inspirado no The Ellen DeGeneres Show, talk-show exibido nos Estados Unidos pela CBS, a atração mesclava entretenimento, diversão, emoção, humor, atrações musicais, entrevistas, games e reportagens.
O programa chegou ao fim em 19 de dezembro de 2016, após 67 episódios irem ao ar.
Dancing Brasil (2017)
Xuxa comandou uma competição de dança inspirado no sucesso Dancing with the Stars. A disputa ganhou as noites de segunda-feira, quando 14 famosos, acompanhados de seus professores, dançavam para um juri especializado.
O cenário do programa foi construído em uma área de mil metros quadrados, com três andares, entre palco principal, plateia em degradê e mezanino, no qual os participantes assistiam às apresentações dos demais e esperavam pelas notas. O estúdio tinha capacidade para 400 espectadores. O programa chegou ao fim em 11 de setembro de 2019.
The Four Brasil (2019)
Outro reality show comandando por Xuxa na Record focava em música. Os calouros competiam pela aprovação de jurados e se enfrentavam em batalhas musicais. A atração ia ao ar nas noites de quarta-feira.
O programa durou duas temporadas, e foi exibido até abril de 2020. Neste mesmo ano acabou o contrato da loira com a emissora, e Xuxa optou por não renová-lo.
Documentário no Globoplay (2021)
Em 2021, Xuxa voltou para a Globo, por meio de um contrato com a plataforma de streaming da emissora, o Globoplay. A plataforma produziu um documentário que pretende mostrar a intimidade e os bastidores da carreira da apresentadora. Com oito episódios, o produto está previsto para estrear em 2024.
Fonte: IG