Ex-secretário da Defesa Social de Aracaju, coronel Luiz Fernando morre aos 60 anos

O ex-secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju e coronel da reserva da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Luiz Fernando Silveira de Almeida, morreu nesta terça-feira (23), aos 60 anos, vítima de um infarto fulminante. Até o momento, a família não divulgou detalhes sobre velório e sepultamento.
Natural do Rio de Janeiro, Luiz Fernando fez carreira no Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva do Exército, no 4º Grupo de Artilharia de Campanha, em Juiz de Fora (MG). Em 1989, ingressou como aspirante a oficial na Polícia Militar de Sergipe onde construiu uma trajetória de três décadas na Polícia Militar de Sergipe, ocupando funções estratégicas e de comando.
Na corporação, destacou-se na área de gerenciamento de crises, especialmente em conflitos agrários. Sua atuação era marcada pela busca de soluções negociadas em processos de reintegração de posse determinados pela Justiça, priorizando a mediação e a redução do uso de força policial em situações envolvendo trabalhadores sem terra.
Formado em Direito e pós-graduado em Gestão Estratégica e Segurança Pública, também teve atuação na administração pública. Foi chefe do Gabinete Militar do Governo de Sergipe e, posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, a convite do então prefeito Edvaldo Nogueira.
Durante cinco anos à frente da pasta, coordenou órgãos como a Defesa Civil de Aracaju, o Procon Municipal e a Guarda Municipal, contribuindo para o fortalecimento das políticas de segurança cidadã e proteção da população da capital sergipana. Em 2022, chegou a disputar uma vaga na Câmara dos Deputados como candidato a deputado federal.
