O Efeito Dominó: O que a redução de vacinas infantis nos EUA ensina ao Brasil

13/08/2026 às 06:20

 

A recente decisão americana de retirar imunizantes essenciais do calendário infantil obrigatório acende um alerta vermelho. Se a moda pegar no Brasil, o preço será pago na sobrecarga do SUS.

 

A recente decisão do governo dos Estados Unidos de reduzir o número de vacinas recomendadas no calendário infantil chocou a comunidade médica internacional. Ao transformar imunizantes essenciais contra hepatite A, hepatite B, meningococo e rotavírus em opções de “decisão clínica compartilhada”, a medida americana transfere a responsabilidade da saúde pública para o julgamento individual. A pergunta que reverbera entre sanitaristas e pediatras é clara: qual seria o risco para o Brasil se um governante adotasse atitude semelhante?

A resposta, baseada em evidências científicas e no histórico do Sistema Único de Saúde (SUS), aponta para um cenário catastrófico.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é mundialmente reconhecido, mas já enfrenta sérios desafios estruturais. A cobertura vacinal no país sofreu quedas progressivas na última década. Retirar a recomendação universal de vacinas funciona como um endosso institucional à hesitação vacinal. Quando a adesão cai, perde-se a “imunidade de rebanho”, que protege inclusive bebês muito novos para serem vacinados e pacientes imunossuprimidos. Doenças hoje controladas, como o sarampo e a difteria, encontrariam um terreno fértil para surtos explosivos.

Nos Estados Unidos, a ideia de “decisão compartilhada” pressupõe que os pais terão acesso frequente a um pediatra para debater os riscos e benefícios de cada imunizante. No Brasil, essa lógica esbarra na profunda desigualdade socioeconômica. Famílias em situação de vulnerabilidade, que dependem das campanhas em massa e da busca ativa dos agentes comunitários, perderiam a principal diretriz de proteção. A saúde preventiva se tornaria um privilégio restrito àqueles com acesso regular a consultórios médicos privados, punindo severamente as populações mais pobres.

As vacinas removidas das recomendações universais americanas previnem doenças que levam à hospitalização grave. O rotavírus causa desidratação rápida e letal em bebês. O meningococo, por sua vez, provoca meningite bacteriana, capaz de matar em poucas horas ou deixar sequelas neurológicas irreversíveis.

Se o Brasil deixasse de recomendar fortemente essas vacinas, o SUS enfrentaria uma sobrecarga imediata. O aumento de internações por gastroenterites graves e meningites colapsaria as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) pediátricas de norte a sul do país. O custo financeiro e humano para tratar essas doenças no estágio agudo é infinitamente maior do que o investimento logístico na prevenção.

A ordem americana também sugere dividir a vacina Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) em três doses completamente separadas. No contexto brasileiro, exigir que mães e pais, muitas vezes submetidos a jornadas de trabalho exaustivas e transporte público precário, faltem ao emprego três vezes em vez de apenas uma para vacinar seus filhos resultaria em um abandono vacinal em massa. A logística simplificada, com vacinas combinadas em uma única visita ao posto, é um dos pilares da alta adesão no país.

A política de saúde pública exige planejamento coletivo, responsabilidade e base científica. As vacinas não são apenas um escudo individual; representam um pacto social de proteção mútua. Se o Brasil flertar com a desregulamentação vacinal emulando o modelo recém-adotado nos Estados Unidos, o país não estará apenas flexibilizando regras administrativas, mas assinando uma sentença de retrocesso sanitário cujas maiores vítimas serão, indiscutivelmente, as crianças.

← AnteriorVISITA AO INSTITUTO MANGALIZAPróximo →O Pearl Harbor Sergipano – O tiro de…