Paraguai concedeu 22,6 mil residências a brasileiros no 1º semestre deste ano

Brasileiros interessados em reduzir sua dependência econômica e patrimonial do país de origem têm buscado alternativas de residência no exterior. A estratégia envolve a possibilidade de estabelecer vínculos legais com outros países, diversificar investimentos e estar preparado para uma eventual mudança de domicílio fiscal, sem necessariamente abandonar por completo as atividades mantidas no Brasil.
A procura atrai empresários, investidores, profissionais independentes e famílias que desejam preservar alternativas diante de mudanças tributárias, oscilações cambiais e alterações nas regras de funcionamento da economia. Diferentemente de uma mudança motivada apenas por acontecimentos políticos, o planejamento considera decisões de longo prazo.
O Paraguai está entre os destinos que registram crescimento na chegada de brasileiros. Segundo a Direção Nacional de Migrações, o país concedeu 22.628 residências a cidadãos do Brasil no primeiro semestre de 2026.
Os brasileiros lideraram o levantamento, com 76%, à frente de argentinos (2.210), alemães (1.132) e espanhóis (821).
Ao todo, o Paraguai recebeu 33.243 solicitações de residência de estrangeiros entre janeiro e junho, crescimento de 62% em relação ao mesmo período de 2025. O número de autorizações concedidas chegou a 29.765, alta de 81% na comparação anual.
Fonte: Conexão Política
