Corinthians disputará primeira edição do Mundial de Clubes Feminino da FIFA

O Corinthians disputará o primeiro Mundial de Clubes Feminino da FIFA. A edição inaugural do torneio será realizada em 2028, nos Estados Unidos, e as ‘Brabas’ estão confirmadas como representantes da CONMEBOL por sua performance recente no cenário sul-americano. O Corinthians é o atual bicampeão da Libertadores Feminina.
Além do Timão, o torneio já tem outras seis equipes classificadas: Arsenal (UEFA), Club América (CONCACAF), FC Barcelona (UEFA), Gotham FC (CONCACAF), Naegohyang Women’s FC (AFC) e Wuhan Jiangda (AFC).
Ao todo, serão 19 participantes da primeira edição do Mundial de Clubes Feminino da FIFA. AFC, CAF, CONCACAF e CONMEBOL terão três representantes cada, enquanto a UEFA terá seis equipes no torneio. A OFC enviará um clube aos Estados Unidos em 2028.
As vagas são definidas a partir das decisões do Congresso da FIFA de 6 de março de 2025. Desenvolvido em contato com as confederações com o objetivo de encontrar o equilíbrio correto entre representação global e qualidade competitiva, o modelo recompensa a performance esportiva por priorizar os campeões continentais dos torneios que terminaram entre os anos de 2024 e 2027.
Sede será nos Estados Unidos
O Conselho da FIFA decidiu, em 17 de dezembro de 2025, que a edição inaugural do Mundial e Clubes Feminino da FIFA seia realizada de 5 a 30 de janeiro de 2028. O Bureau do Conselho deu o próximo passo na trajetória do torneio ao definir os Estados Unidos como país-sede.
Ao longo deste ano, a administração da FIFA trabalhou para encontrar uma sede sólida para a primeira edição da competição — que ocorrerá a cada quatro anos —, que contará com 19 dos melhores clubes do futebol feminino, provenientes de todas as seis confederações.
Diretora de futebol feminino da FIFA, Dame Sarai Bareman explicou que, após o sucesso da primeira edição do Mundial de Clubes da FIFA — realizada nos Estados Unidos no ano passado — e da Copa do Mundo da FIFA deste ano, que bateu recordes e na qual os EUA desempenharam um papel notável, a FIFA confia que o país oferecerá, mais uma vez, um palco à altura do evento.
“Realizamos uma avaliação detalhada para identificar a sede mais adequada para a edição inaugural do Mundial de Clubes Feminina da FIFA”, afirmou Bareman. “No fim das contas, a excelência demonstrada recentemente pelos Estados Unidos na organização de grandes torneios da FIFA, aliada ao grande interesse pelo futebol feminino no país e à sua infraestrutura esportiva de elite, tornaram os EUA a opção que mais se destacou”.
“Com o apoio de um ecossistema de futebol feminino vibrante e apaixonado nos Estados Unidos, além da participação dos clubes classificados, do governo, das cidades-sede, de nossos parceiros comerciais e de mídia, entre outros, nossa missão será estabelecer um padrão impressionante para o futebol feminino de clubes em nível mundial, servindo como referência para o futuro”.
As partidas das semifinais serão disputadas em dias consecutivos no Nu Stadium, a nova casa do Inter Miami. Na primeira semifinal, na terça-feira, 26 de janeiro de 2027, o Club América (México) enfrentará a equipe vencedora da 2ª rodada (um representante da AFC ou CAF). Na segunda semifinal, na quarta-feira, 27 de janeiro de 2027, o FC Barcelona (Espanha) enfrentará a equipe vencedora da CONMEBOL Libertadores Femenina, que será definida ainda neste mês.
A disputa pelo terceiro lugar e a grande final ocorrerão em rodada dupla no domingo, 31 de janeiro de 2027. Os horários de início de todas as partidas da fase final serão confirmados em breve. A competição terá início com a 1ª rodada na China, no domingo, 25 de outubro de 2026, quando o Naegohyang Women’s FC (RPDC) enfrentará o Auckland United FC (Nova Zelândia), às 15h (horário local).
Fonte: FIFA
