POLÍTICA NACIONAL - 30/05/2019 - 16:31

André Moura é o novo Secretário de Estado do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Atendendo ao convite do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), o ex-deputado federal por Sergipe, André Moura (PSC/SE) é o mais novo secretário de Estado Chefe do Escritório de Representação do Rio de Janeiro em Brasília.

A nomeação foi expedida no diário oficial carioca na quarta-feira (29). A partir de agora, a missão de André será representar o Rio de Janeiro diante dos poderes Executivo e Legislativo Federal.

Currículo 

André Moura foi deputado federal por dois mandatos, líder da bancada federal do PSC, líder do Governo na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional.

Em Sergipe, teve passagem como prefeito do município de Pirambu, por dois mandatos, secretário de Estado e deputado estadual, sendo primeiro secretário da casa durante todo o mandato.

Processos

Em fevereiro de 2018, a procuradora-geral da República (PGR), Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do então líder do governo no Congresso, André Moura, por suposto esquema de desvio de verbas na Prefeitura de Pirambu, nos períodos de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004.

Em depoimento à polícia civil, o prefeito afirmou que, mesmo tendo assumido a administração, o prefeito “de fato” continuava a ser André Moura e seu grupo. Era ele o responsável pela indicação dos secretários municipais.

Segundo Juarez, Moura pedia repasses sistemáticos de dinheiro e favores em proveito próprio. “Com a conivência de Juarez Batista dos Santos, André Luiz Dantas Ferreira [André Moura] continuou a ter poder de decisão na prefeitura, definindo as pessoas que seriam nomeadas secretários municipais, e utilizando a máquina administrativa em favor de seus interesses políticos e pessoais”, afirma Dodge no documento.