ARACAJU/SE, 15 de maio de 2026 , 3:10:14

Três praias de Aracaju estão impróprias para banho

Da redação, AJN1

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) informou nesta sexta-feira (1º), que das 17 praias situadas em Aracaju, apenas três estão impróprias para banho. A balneabilidade foi atestada mesmo diante das manchas de óleo que atingem o litoral nordestino desde agosto.

De acordo com o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias, os banhistas devem evitar as praias “Dos Artistas”, “Havaizinho” e “Banho Doce”, na capital.

“Das 17 praias, três estão impróprias, são elas: praia dos Artistas, Havaizinho e Banho Doce, todas essas praias compõem as praias de Aracaju, as demais estão própria em consonância ao Conama, órgão de 40 anos com 30 de laboratório, que semanalmente só faz isso dentro da legislação e normas legais, com servidores de carreira com mestrado, doutorado com reconhecimento no Brasil e no exterior”, asseverou Gilvan Dias, referindo-se à resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que trata da balneabilidade.

As praias do Saco, Abaís e Dunas, em Estância, Jatobá, da Costa e Porto, na Barra dos Coqueiros, também passaram no teste.

Orientação do MPE

No último dia 24 de outubro, a promotora Euza Missano, da promotoria de Justiça dos Direitos do Consumidor, do Ministério Público do Estado (MPE), havia orientado o governo do Estado a não fazer propaganda sobre a balneabilidade das águas das praias atingidas pelas manchas de óleo. A recomendação, inclusive, foi passada à Adema durante audiência.

De acordo com a promotora, a balneabilidade é diferente da condição própria para banho, principalmente com a presença da substância derivada de petróleo, que vem sujando as praias de Sergipe e de todo o Nordeste desde setembro.

Ficou decidido, na audiência, que a Universidade Federal de Sergipe fará a análise da água e da areia, além de pescado e marisco, com o objetivo de saber se há contaminação pelo óleo.

Você pode querer ler também