Política

Augusto Cury decide anunciar apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno

08/10/2026 às 19:26

 

O escritor e psiquiatra Augusto Cury (Avante), terceiro colocado na eleição presidencial com 3,4 milhões de votos, anunciou, nesta quinta-feira (8), apoio a Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno.

A decisão muda a posição adotada por Cury na noite do primeiro turno, no domingo (4), quando disse que ficaria em silêncio sobre a segunda etapa da disputa e que pretendia deixar a política.

Segundo o escritor, o acordo foi fechado em uma longa conversa com Flávio por videochamada, já que ele está fora do país. Em troca do apoio, o candidato do PL assinou um compromisso público com propostas defendidas por Cury na campanha, como a “revolução na educação”, a valorização dos professores, a telemedicina, a proteção às mulheres, a defesa do cooperativismo e das microempresas e a pacificação nacional.

Cury afirmou que o apoio não envolve negociação de cargos, privilégios ou vantagens pessoais e que vai cobrar o cumprimento do que foi assinado.

“Tive com Flávio uma longa conversa, olho no olho, sem filtros e sem rodeios. Disse-lhe claramente que não participaria de seu governo e que minha independência de pensamento seria inegociável”, afirmou.

Ele disse ainda que o apoio “não é um cheque em branco”. “Apoio não é submissão! Se concordar, direi que concordo. Se discordar, direi que discordo.”

Condições

Na mensagem, Cury reafirmou a oposição à reeleição presidencial e defendeu uma liderança que combine desenvolvimento econômico e inclusão social, resumida por ele na expressão “mente capitalista e coração social”.

O escritor também disse que o apoio não dispensa Flávio de prestar esclarecimentos à sociedade e às instituições, e defendeu o respeito aos direitos humanos, às minorias, à liberdade de pensamento e ao papel da oposição.

Em setembro, ainda durante a campanha, Cury havia condicionado um eventual apoio a Flávio a explicações sobre o uso do dinheiro repassado pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, para a produção do filme Dark Horse, inspirado na trajetória de Jair Bolsonaro. Na mesma ocasião, disse que não apoiaria Lula em nenhuma hipótese.

Mais cedo, nesta quinta, Flávio já havia citado o escritor em entrevista coletiva ao comentar o apoio do Podemos à sua candidatura.

Fonte: R7

← AnteriorEm Sergipe, frota do transporte intermunicipal será ampliada…