Da redação, AJN1
O Banco Mundial decidiu prorrogar, para mais um ano, o contrato que destina recursos para o programa “Águas de Sergipe”, capitaneado pelo governo de Sergipe, por meio da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O contrato com a entidade bancária global venceria nesta terça-feira (30) e estava em fase de engavetamento, porque o governo não vinha cumprindo metas de execução do programa, a exemplo das obras de esgotamento sanitário e da macrodrenagem da sede municipal de Itabaiana e do projeto de interligação hidráulica dos sistemas produtores de água do Poxim e do Rio São Francisco.
O secretário Geral de Governo, José Carlos Felizola, esteve em Brasília hoje, representando o governador Belivaldo Chagas, para a assinatura do termo de prorrogação junto ao Banco Mundial. A solenidade também contou com a presença de Paula Freitas, representando o Banco Mundial, e do secretário-chefe do escritório de Sergipe em Brasília, Manoel Dernival Neto.
“A prorrogação representa a continuidade do programa, que traz investimentos na área de saneamento básico, água e demais ações relacionadas às áreas de recursos hídricos. Tudo isso traz melhor qualidade de vida e saúde para nossa população”, explicou Felizola.
Águas de Sergipe
O estado de Sergipe firmou Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial para implementação do Programa Águas de Sergipe, que tem como finalidade a melhoria da qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, através de inversões físicas e melhoria na gestão dos Recursos Hídricos do Estado.
O programa contempla mais de 80 ações em diversas áreas e segmentos, todas voltadas para o atingimento dos objetivos do Programa. Dentro destas ações, está a Implantação de Drenagem Pluvial e Sistema de Esgotamento Sanitário no município de Itabaiana.
O Águas de Sergipe possui investimento de 117 milhões de dólares, sendo 70 milhões de contrapartida do Banco Mundial. Por conta disso, a cada seis meses uma equipe do banco vem em missão para acompanhar o andamento do projeto. Com a prorrogação, o governo do estado conquistou mais US$ 30 milhões para a finalização do projeto, que no início deste ano estava com 60% das obras já concluídas.







