ARACAJU/SE, 12 de julho de 2025 , 1:55:16

Ações do turismo da Prefeitura de Aracaju contribuem para o aumento da arrecadação

 

A capital sergipana apresentou um balanço econômico positivo do período junino. Em levantamento realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no mês de junho, a arrecadação dos tributos ISSQN e ICMS alcançou o montante total de R$ 72 milhões. O valor representa um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram arrecadados R$ 64 milhões. Ações promovidas pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur) contribuíram para o crescimento.

Somente com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o município arrecadou R$ 44 milhões, o que corresponde a um aumento de 12,8% em comparação a junho de 2024, quando o valor foi de aproximadamente R$ 39 milhões. O ISSQN é um tributo de competência municipal, incidente sobre a prestação de serviços por empresas e profissionais autônomos, entre as quais estão as atividades ligadas à cadeia produtiva do turismo e eventos.

No que diz respeito ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), repassado pelo Governo do Estado, foi alcançado um total de R$ 28 milhões no mês. O ICMS incide sobre operações de circulação de mercadorias e serviços de transporte interestadual, intermunicipal e comunicação. O crescimento comprova a força do ciclo junino na movimentação econômica local.

A apuração dos resultados foi analisada pelo assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Semfaz e especialista em Finanças de Execução Orçamentária e Financeira na Gestão Pública, Gilton Carvalho. “A arrecadação conjunta dos dois tributos em junho reflete o impacto direto dos festejos juninos na economia de Aracaju, especialmente nos setores de comércio, turismo, gastronomia, hotelaria e serviços”, explicou Gilton.

Ações do Turismo

A Secretaria do Turismo de Aracaju desenvolveu uma série de ações ao longo do mês de junho, todas em parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe. Os turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional Santa Maria e no Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite foram recepcionados pelo projeto ‘Bem-Vindo ao País do Forró’, que contou com distribuição de adereços, alimentos típicos, apresentações de quadrilhas juninas e trios pé de serra.

Ao longo desse período, mais de dois mil unidades do “Passaporte Aracaju” foram distribuídas e pelo menos três mil turistas passaram pelos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). As origens mais comuns dos visitantes foram os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Brasília, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, nesta ordem.

Boa parte dos turistas foram atraídos pela extensa programação do Forró Caju 2025, que contou com o “São João na Praça”. De 9 a 30 de junho, a Praça Fausto Cardoso recebeu apresentações musicais de quase 30 artistas locais. Uma grande estrutura foi preparada, com parque de diversões, espaço multissensorial, CAT Itinerante e uma vila cenográfica, que recebeu o nome de ‘Paço do Forró’.

O projeto permanente “Descubra Aracaju” ganhou uma roupagem junina. Nas já conhecidas edições do Mirante da 13 de Julho, Orla do Bairro Industrial, Orla Pôr do Sol e Praça Tobias Barreto, toda as atrações estiveram voltadas ao período festivo. A iniciativa tornou-se possível graças a um termo de fomento firmado entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE).

Já a ‘Marinete do Forró’ foi um espetáculo à parte. A jardineira passou a realizar o ‘City Tour Forrozeando Aju’ – passeio diurno percorrendo pontos turísticos – e o ‘Bate e Volta do Forró’ – transfer noturno para os eventos juninos. Sempre às sextas-feiras, os turistas se reuniam para passear pela capital. Ao todo, foram realizadas 11 edições, alcançando 230 passageiros. O roteiro ganhou repercussão nacional, nos principais veículos de comunicação do país.

“Estamos muito felizes com o resultado. Isso nos mostra que o investimento no turismo dá sim resultado. Aracaju vai crescer muito ainda em nosso segmento, é compromisso assumido pela prefeita Emília Corrêa. Todo dinheiro que é aplicado no turismo volta para os cofres públicos por meio da arrecadação. Tudo isso gerando emprego e renda, o que é o melhor”, disse o secretário do Turismo de Aracaju, Fábio Andrade.

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