ARACAJU/SE, 5 de julho de 2025 , 17:26:22

Após apagão cibernético, número de voos cancelados no mundo cresce e ultrapassa 3,7 mil

 

O número de voos cancelados no mundo, nesta sexta-feira (19), após o apagão cibernético global passou de 3,7 mil, de acordo com o site especializado FlightAware. Já o número de atrasos está em 32,4 mil.

Sobre voos dentro, para ou fora os Estados Unidos, o número de cancelamentos está em 2,3 mil; de atrasos, 6,6 mil.

As companhias mais afetadas foram a Delta, American Airlines e United. Veja abaixo:

– Delta: 749 cancelamentos e 1.049 atrasos

– American Airlines: 356 cancelamentos e 848 atrasos

– United: 344 cancelamentos e 1.070 atrasos

– Endeavor Air: 227 cancelamentos e 229 atrasos

– Spirit: 141 cancelamentos e 319 atrasos

Como comparação, o número global de cancelamentos, na quinta-feira (18), foi de 1.488, ainda segundo a FlightAware.

Os aeroportos mais afetados por cancelamentos estão nos Estados Unidos, impulsionados pelo fato de as três companhias aéreas mais impactadas também serem norte-americanas. Veja abaixo:

– Aeroporto Internacional de Hartsfield-Jackson (Atlanta, EUA): 273 cancelamentos e 340 atrasos

– Aeroporto Internacional de Chicago O’Hare (Chicago, EUA): 103 cancelamentos e 232 atrasos

– Aeroporto de LaGuardia (Nova York, EUA): 85 cancelamentos e 176 atrasos

– Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul (Minnesota, EUA): 85 cancelamentos e 114 atrasos

– Aeroporto Internacional Newark Liberty (Nova Jersey, EUA): 83 cancelamentos e 163 atrasos

O que causou o apagão?

O apagão cibernético global aconteceu devido a um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

O CEO da companhia, George Kurtz, informou que as interrupções foram causadas por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo de seu software nos sistemas operacionais Microsoft Windows.

Os computadores que executam o Windows parecem estar travando devido à maneira incorreta como uma atualização de código de software emitida pela CrowdStrike interage com o sistema.

Kurtz destacou que uma correção já foi implantada, mas especialistas ressaltaram que a situação pode demorar para ser normalizada.

“Tela azul da morte”, primeiro sinal do apagão cibernético

Inúmeros computadores alimentados com o Windows apresentaram o popular problema da “tela azul da morte”, nesta sexta-feira (19). O travamento do sistema operacional da Microsoft foi o primeiro sinal de um apagão cibernético que atingiu diversas empresas e países ao redor do mundo e provocou, entre outros problemas, cancelamentos de milhares de voos.

A tela azul é uma condição que indica um travamento do Windows e não se relaciona com qualquer condição específica, conforme explicou à CNN o especialista em segurança eletrônica e mestre em sistemas eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Lau. Isso significa que a tela azul não tem uma relação particular com o apagão cibernético porque costuma aparecer sempre que há qualquer problema no funcionamento do sistema.

“Toda e qualquer situação que gera pane no sistema operacional Windows — seja em hardware, seja em software — gera a tela azul”, afirmou o professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

O problema da tela azul foi amplamente associado ao apagão cibernético justamente porque a pane desta sexta-feira não atingiu outros sistemas operacionais, como o Linux, o iOS da Apple ou o Android do Google. Ou seja, onde houve falha, houve tela azul.

“O Windows não é o único sistema operacional que existe no mundo, mas ele é amplamente utilizado, o que afeta diretamente estações de trabalho e servidores”, explicou Lau.

O que a Microsoft diz sobre a tela azul?

O site oficial da Microsoft indica que o problema da trela azul pode aparecer sempre que qualquer questão séria fizer o Windows ser desligado ou reiniciado inesperadamente.

“O Windows foi desligado para evitar danos ao computador”, diz a mensagem que aparece sobre a tela azul.

O que fazer em caso de tela azul?

A Microsoft dá algumas instruções de como resolver o problema do seu computador caso surja uma tela azul em seu monitor.

A primeira delas é verificar se o travamento aconteceu logo após adição de algum hardware, como teclados, câmeras ou mouses, ao aparelho. Se for o caso, a indicação é remover o acessório e tentar reiniciar o computador. Duas opções, caso o problema persista, são: iniciar o sistema em modo de segurança e buscar atualizações pelo Windows Update.

Se, mesmo ainda, a tela azul continuar, o recomendado pela Microsoft é buscar a função Obter Ajuda. Siga os passos abaixo:

– Abra Obter Ajuda;

– Digite “Solucionar problemas de erro BSOD”;

– Siga o passo a passo indicado no aplicativo.

 Fonte: CNN Brasil

Você pode querer ler também