ARACAJU/SE, 12 de janeiro de 2026 , 20:09:20

Artemis 2: NASA encabeça últimos preparativos para o maior lançamento do ano de volta à Lua

 

A Artemis 2 é, sem dúvidas, a missão espacial mais aguardada de 2026. Ela será a primeira missão tripulada à Lua em mais de 50 anos, marcando a volta da humanidade ao satélite natural do nosso planeta.

Apesar de alguns contratempos, o cronograma tem avançado. E a NASA agora anunciou que planeja transportar o foguete Space Launch System (SLS), que levará a espaçonave Orion, no dia 17 de janeiro, se as condições meteorológicas e técnicas permitirem.

Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, trata-se de um importante passo antes do lançamento efetivo da missão, que está previsto para a partir do dia 6 de fevereiro.

O veículo especializado Crawler-Transporter 2 transportará o foguete do Kennedy Space Center, na Flórida, até a Plataforma de Lançamento 39B. Esse percurso tem 6,4 quilômetros e a operação pode levar até 12 horas.

Após a chegada ao local, serão realizados diversos testes, além de um ensaio de contagem regressiva e procedimentos de drenagem de combustível, todos sem a presença da tripulação.

A ideia é garantir o funcionamento de processos como reabastecimento, além procedimentos de segurança.

As informações são do portal Space.com.

Programa Artemis

Em linhas gerais, o programa Artemis visa a estabelecer a presença humana na Lua novamente, mais de 50 anos depois da última missão lunar tripulada da história. O pontapé inicial foi dado com a Artemis 1, que ocorreu no final de 2022, e colocou a cápsula Orion e o foguete Space Launch System juntos pela primeira vez, levando a capsula para a órbita da Lua.

Após mais de dez anos desde que começou a ser desenvolvido, o SLS foi lançado rumo à Lua no dia 16 de novembro de 2022. O principal objetivo desse voo não tripulado foi testar tecnologias essenciais para todas as outras missões do Programa Artemis, como o foguete e a cápsula em si, além dos sistemas de comunicação e de suporte de vida.

Já a Artemis 2 contará uma tripulação a bordo e ajudará a testar os sistemas centrados no ser humano, como suporte de vida, comunicações e controles de voo. Participarão da missão os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch (NASA) e Jeremy Hansen (Agência Espacial Canadense). Apesar de chegar perto, ela ainda não pousará na Lua porque muitos dos sistemas de hardware e software, manobras e procedimentos envolvidos nas futuras missões lunares planejadas pela NASA nunca foram testados antes.

A missão preparará o caminho para a Artemis 3, que tem o objetivo de realizar um pouso na superfície lunar. Esta última etapa está programada para 2027 e marcaria a efetiva volta da humanidade ao satélite natural do nosso planeta.

Fonte: Olhar Digital

 

Você pode querer ler também