Quer você seja um astrônomo amador, um especialista na área ou apenas um observador casual do céu, os fenômenos astronômicos do calendário de fevereiro certamente chamarão sua atenção. O mês chega com poucos, mas interessantes eventos, como um alinhamento de planetas, Vênus brilhando mais que o normal e a chance perfeita de ver outras galáxias.
Esses são os eventos astronômicos imperdíveis de fevereiro de 2025: acompanhe abaixo.
Alinhamento dos planetas em fevereiro de 2025: quando e como vê-lo
O ano já começou com um interessante encontro de seis planetas que pôde ser visto em meados de janeiro. Mas o fenômeno de fevereiro é ainda mais promissor, pois os outros sete planetas do Sistema Solar serão visíveis ao mesmo tempo da perspectiva da Terra, detalha o Royal Museums Greenwich (RMG), uma organização formada por quatro museus em Greenwich, no leste de Londres, Inglaterra.
Do início do mês até o final de fevereiro, os observadores do céu noturno poderão ver Saturno, Vênus, Netuno, Urano, Júpiter e Marte juntos. Esses primeiros planetas serão facilmente visíveis tais como “pontos brancos brilhantes de luz”, enquanto Marte se apresenta como um ponto laranja.
Já Urano só poderá ser visto de forma bastante tênue – e exigirá que o céu esteja muito escuro para a observação ou que se use um telescópio. “Netuno, por sua vez, também exigirá um telescópio potente para ser observado”, descreve o GMR.
Para aumentar o alinhamento, Mercúrio se juntará ao “desfile de planetas” no final de fevereiro. “No entanto, Saturno e Netuno serão muito mais difíceis de serem vistos nessa época, pois estarão muito baixos no horizonte sudoeste após o pôr do sol”, reconhece o museu britânico.
Por que Vênus brilhará mais em 2025?
O segundo planeta a partir do Sol é a terceira estrela mais brilhante do céu, depois – é claro – do próprio Sol (que é a estrela principal do Sistema Solar) e da Lua, explica a Nasa.
Em fevereiro, Vênus brilhará ainda mais graças à maior aproximação do planeta com a Terra, um fenômeno que ocorre uma vez a cada 19 meses, explica o site de notícias Space, dedicado à exploração espacial, inovação e astronomia.
Como relata a fonte, Vênus “vem subindo” no céu noturno desde a segunda metade de 2024, mas em 2025, “sua posição acima do horizonte ocidental atingirá o pico e depois diminuirá rapidamente”. Este ano, o planeta brilhará mais intensamente por volta de 16 de fevereiro.
Fevereiro de 2025 é a época ideal para observar as galáxias
Para quem estiver no Hemisfério Norte será possível observar as galáxias – essas enormes coleções de gás, poeira e milhões de estrelas, todas unidas pela gravidade.
Além disso, a Lua Nova em 28 de fevereiro proporcionará uma oportunidade de aprimorar ainda mais a experiência e não se perder em seu reflexo. Nesses dias deve-se aproveitar para ver a galáxia de Andrômeda – “uma de nossas vizinhas galácticas mais próximas, a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância”, sugere o GMR.
Para ver este fenômeno é necessário estar em um local escuro com céu limpo e olhos “preparados”. Os binóculos podem ajudar, mas “em céus muito escuros e limpos, será possível vê-la até mesmo vê-la a olho nu como um pequeno ponto”, conclui o Royal Museums Greenwich.
Fonte: National Geographic Brasil