ARACAJU/SE, 29 de abril de 2025 , 2:38:37

Em 15 ou 20 anos, carros autônomos devem substituir motoristas de aplicativo, afirma CEO da Uber

 

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, disse que em questão de anos os motoristas de aplicativo serão substituídos por sistemas autônomos.

Dara Khosrowshahi estima que em até dez anos ser motorista de app ainda vai ser vantajoso. Após o prazo, acredita que haverá redes híbridas de motoristas humanos e carros autônomos conduzindo os passageiros, comentou em entrevista durante fórum em Davos (Suíça), ao jornal norte-americano Wall Street Journal, na última semana.

“Nos próximos dez anos, acredito que teremos redes híbridas de motoristas humanos e máquinas. Mas se você pensar em 15 ou 20 anos, a máquina vai ser melhor condutora que o homem, pois terá horas de treinamento real e não se distraem. No mundo, há mais de um milhão de acidentes fatais com automóveis anualmente”, afirmou.

“A substituição de motoristas por máquinas vai ocorrer, embora não seja algo que vai acontecer amanhã”, declarou. Para o executivo, empresas e autoridades precisam começar a considerar o que vai acontecer com ocupações em transformação. “É um problema real, e que nós, como sociedade, precisamos discutir. E não há respostas fáceis para o assunto”.

A Uber disse que tem diversificado suas operações, que, como consequência, podem ajudar os motoristas. Na entrevista, Dara ressaltou que a empresa começou com caronas, depois teve delivery, tem a função de comprador (shopper) e de rotulador de mapas (função importante para treinar inteligência artificial). A companhia também considera ter treinamentos para ajudar os condutores em uma eventual transição de carreira ou mudança de atividade.

China e Estados Unidos testam “robotáxis”, sem motorista, para transportar pessoas. No país asiático, Baidu e Didi (a dona da 99), por exemplo, já realizam testes. Nos EUA, a Waymo, da Alphabet (empresa dona do Google) , tem realizado experimentos na Califórnia.

Fonte: UOL

 

 

 

Você pode querer ler também