O Google anunciou duas novidades envolvendo inteligência artificial e viagens nesta segunda-feira (17): uma é o lançamento global da ferramenta Ofertas de Voos (Flight Deals) e a outra é o uso do Canvas para reunir informações sobre passagens aéreas e hospedagem.
Como funcionam as Ofertas de Voos?
As Ofertas de Voos ajudam o usuário a encontrar passagens aéreas a partir de uma descrição em linguagem natural, sem precisar preencher origem, destino, datas e outras informações do tipo.
Por exemplo, você pode digitar “viagem de fim de semana no inverno para uma cidade com boa culinária, apenas com voos diretos”. A IA entende o que você está buscando e apresenta sugestões com os menores preços, seguindo aqueles critérios.
Os exemplos dados pelo Google são de buscas vagas, voltadas a quem quer encontrar ideias de viagens. Mesmo assim, dá para ser mais preciso nos pedidos, digitando alguma coisa como “viagem de uma semana para Miami em julho”.
O recurso Ofertas de Voos foi lançado em agosto de 2025 nos Estados Unidos, Canadá e Índia. Agora, o Google começará a liberar a ferramenta para mais de 200 países e mais de 60 idiomas. Como você pode imaginar, o Brasil e o português estão nessas listas.
Vale dizer que concorrentes já oferecem ferramentas parecidas. O Booking.com e o Expedia, por exemplo, contam com integrações com o ChatGPT. Já o Kayak tem sua própria IA no site.
Como funciona o Canvas para viagens?
A outra novidade faz parte do Modo IA do Google: os usuários poderão criar planos de viagem com ajuda do Canvas, uma espécie de bloco de anotações automático da empresa.
Após abrir o Modo IA, o usuário pode descrever que tipo de viagem deseja e enviar o prompt. Na resposta, surge um botão “Criar Canvas”. Ao clicar nele, as informações sobre voos e hotéis são movidas para um painel no lado direito da tela.
O usuário pode seguir fazendo pedidos à IA, como sugestões de restaurantes, dicas de atividades ou critérios para hospedagem. O Modo IA do Google atualiza o Canvas à medida que encontra novas informações, formando, assim, um planejamento para viagens.
Quem tem familiaridade com IA generativa já deve saber, mas é sempre bom lembrar que tecnologias desse tipo podem alucinar. Revisar as informações ajuda a evitar que as próximas férias sejam frustradas.
Os planos de viagem com Canvas serão liberados apenas nos Estados Unidos inicialmente, sem previsão para lançamento no resto do mundo.
Fontes: TechCrunch, Verge e Tecnoblog





