ARACAJU/SE, 25 de setembro de 2025 , 17:52:16

Google Play: atualização promete aperfeiçoar experiência com jogos e aplicativos

 

O Google Play está passando por uma série de mudanças que prometem deixar a plataforma mais personalizável e útil. Se hoje o nome “Google Play” remete a uma loja de aplicativos para Android, em breve, a experiência será a de uma central de entretenimento, principalmente no que diz respeito a jogos.

Nesse sentido, as mudanças envolvem principalmente o Google Play Games. Com a atualização, o serviço permitirá que o usuário acompanhe rapidamente estatísticas e conquistas nos mais variados jogos a partir de sua conta. Até então, essas informações ficavam espalhadas entre os títulos jogados.

Todos esses recursos serão acessíveis principalmente por meio da aba Você, que será exibida na barra principal de navegação do Google Play, em local de destaque.

Ainda sobre jogos, outra novidade é que o Google Play Games para PCs está finalmente saindo da fase beta – portanto, os feitos do jogador nos games considerarão tanto jogos para Android quanto títulos jogados no Windows. De acordo com o Google, o Play Games já oferece cerca de 200 mil jogos que funcionam tanto em dispositivos móveis quanto em PCs.

O usuário poderá ainda ter um perfil público cujo avatar é gerado sob medida, por meio de inteligência artificial. Falando em IA, o Google Play Games Sidekick também é oficial. Trata-se de uma interface de sobreposição que, quando ativada em um jogo, fornece informações geradas pelo Gemini Live que ajudam o usuário a avançar pelo título, além de dar acesso rápido a outros recursos.

Mudanças no Google Play vão além dos jogos

O Google Play já era capaz de recomendar aplicativos e conteúdo, mas, na nova fase, exibirá indicações de modo sazonal e localizado, novamente por meio da aba Você. Na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, por exemplo, o serviço está recebendo um espaço que sugere filmes, séries e curtas-metragens.

Sobre os aplicativos em si, a novidade fica para o modo de busca guiada no Google Play, outra função potencializada pela IA. Com o recurso, o usuário pode buscar por um app digitando o seu objetivo. Por exemplo: “encontrar uma casa” para descobrir um aplicativo que o ajude a alugar um imóvel. Outro: “receitas sem carne” para encontrar um app de culinária vegetariana.

As novidades começarão a ser liberadas nesta semana em alguns mercados e terão disponibilização global a partir de 1º de outubro de 2025.

Fonte: Tecnoblog

 

 

Você pode querer ler também