A Nasa divulgou nesta quarta-feira (21) um vídeo com o registro da poderosa erupção solar que colocou o planeta em alerta no começo da semana.
O registro do Observatório de Dinâmica Solar mostra um clarão brilhante próximo ao centro-esquerdo do Sol. O registro captura uma faixa estreita de luz ultravioleta extrema que destaca o material extremamente quente nas erupções solares. Esta imagem está colorida em verde-azulado.
Na segunda parte do vídeo, a erupção é mostrada simultaneamente em três comprimentos de onda.
A erupção solar foi classificada como uma erupção X1.9. A classe X indica as erupções mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.
Segundo às informações do Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA, um alerta de tempestade geomagnética de grau 4 (severo) – a escala vai até 5 – foi emitido.
“Uma tempestade de radiação solar severa de categoria S4 está em andamento – esta é a maior tempestade de radiação solar em mais de 20 anos”, compartilhou o SWPC no X, anteriormente conhecido como Twitter. “A última vez que níveis de S4 foram observados foi em outubro de 2003. Os efeitos potenciais foram principalmente limitados a lançamentos espaciais, aviação e operações de satélite.”
Fonte: CNN Brasil





