A Meta anunciou, na quarta-feira (27), a ferramenta Writing Help, que usa a Meta AI para dar sugestões de escrita e revisão de mensagens no WhatsApp. Com ela, dá para deixar os textos mais profissionais, divertidos ou acolhedores.
Por enquanto, a ferramenta será oferecida apenas em inglês, nos apps para Android e iOS. A distribuição vai começar nos Estados Unidos e em “vários outros países”, diz a Meta, sem listar quais seriam. “Esperamos levá-la para outros idiomas e países ainda neste ano”, diz o comunicado.
A empresa explica que, para ativar o assistente, o usuário deve escrever a mensagem e tocar no botão com um ícone de lápis.
O aplicativo exibirá opções para reescrever, adotar um tom profissional, divertido ou acolhedor, ou apenas revisar o que foi escrito. Depois de escolher uma delas, o usuário receberá três sugestões.
Apesar de ser uma novidade no WhatsApp, o recurso é semelhante a ferramentas já oferecidas por Samsung e Apple, por exemplo, entre outras fabricantes.
Meta promete privacidade, mesmo enviando dados para a nuvem
A Meta afirma que o recurso não compromete a privacidade do usuário. Ele se baseia em uma tecnologia chamada Private Processing (ou Processamento Privado, em tradução livre).
Isso significa que o processamento dos dados acontece na nuvem, mas em uma parte isolada do sistema, sem se misturar com outras informações usadas pela Meta. A empresa também promete que vai apagar os dados após o encerramento da sessão.
“Como sempre, acreditamos que você deve estar no controle de sua experiência no WhatsApp. É por isso que as ferramentas que usam o Private Processing, como Writing Help e Message Summaries [Resumo de Mensagens], são opcionais e vêm desligadas por padrão”, escreve a companhia em seu comunicado.
Fontes: Tecnoblog e Meta