ARACAJU/SE, 25 de novembro de 2025 , 18:08:21

OpenAI lança pesquisa de compras no ChatGPT

 

A OpenAI divulgou, nessa segunda-feira (24), o lançamento de sua ferramenta de pesquisa de compras para o ChatGPT. Ela é gratuita e, segundo a empresa, gera um guia de compras personalizado para seus usuários.

A startup treinou o GPT-5 mini, que realiza perguntas para montar o cenário ideal e traz as respostas de avaliações realizadas em sites que a OpenAI julga ser de maior qualidade.

Ou seja, experiências de usuários presentes no Reddit, por exemplo, seriam mais confiáveis para o ChatGPT do que as de marketing pago e avaliações em páginas de produtos. Representantes da OpenAI acrescentaram que a ferramenta não prioriza nenhum site ao citar links para produtos recomendados.

Como funciona a pesquisa de compras no ChatGPT

A novidade não tem similaridades com a busca clássica do chatbot.

A ferramenta também não tem relação com o recurso de finalização de compra no chatbot, cuja tecnologia usada é a Stripe e só é liberada nos Estados Unidos. Neste caso, os consumidores compram de vendedores selecionados de Etsy e Shopify.

Ao invés disso, há um botão, chamado “pesquisa de compras“. Com ele ativado, o usuário pode descrever sua busca. Exemplos dados pela OpenAI: “encontrar um sofá pequeno para um apartamento estúdio” ou “preciso de um presente para minha sobrinha de 4 anos que adora arte”.

A partir daí, segundo a startup, a ferramenta solicita mais detalhes por meio de um questionário, no qual são levados em consideração questões, como orçamento, preferências de cores e tamanho.

Conforme o ChatGPT recolhe informações da internet, passa a sugerir de dez a 15 itens na tela.

Os usuários, então, são incitados a clicar em “mais como este” ou “não tenho interesse“, de modo a refinar a compilação feita pela inteligência artificial (IA).

Futuramente, varejistas poderão se cadastrar no Checkout Instantâneo, recurso pelo qual o usuário poderá comprar e pagar o produto diretamente pelo ChatGPT, sem precisar ir para a página web da loja.

O novo serviço tem, segundo a OpenAI, desempenho “especialmente bom” em categorias que precisam de mais detalhes, como eletrônicos, beleza, casa, jardim, cozinha, eletrodomésticos e artigos para atividades ao ar livre.

Em contrapartida, caso a pergunta seja mais simples, como verificação de preços e especificações de hardware, a empresa recomenda o uso do ChatGPT tradicional, pois a nova ferramenta leva alguns minutos para compilar os resultados.

A startup disse que vai agregar avaliações localizadas em toda a internet e trará citações de links para páginas de produtos ou sites de avaliação. Além disso, ele não vai compartilhar os chats dos usuários com varejistas.

A empresa de Sam Altman afirmou ainda que vai disponibilizar “uso praticamente ilimitado” a todos os membros gratuitos e pagos para fomentar as compras para as festas de fim de ano. A ferramenta, inclusive, já está sendo implementada para todos.

Ela também recomenda que os usuários visitem os sites dos varejistas para obtenção de detalhes mais precisos, pois, segundo a empresa, a nova ferramenta “pode ​​cometer erros em relação a detalhes do produto”, tais como preço e disponibilidade.

Limitações

A companhia reconhece certas limitações da ferramenta, o que mostram que ela, a princípio, não será nada além de mais um pequeno auxílio aos compradores on-line. Isso porque, ensinar o GPT-5 a ser crítico na identificação de avaliações objetivas, não pagas ou reais tem sido “tarefa bastante difícil“, afirmou, à Bloomberg, Isa Fulford, líder da equipe de pesquisa de compras da OpenAI. “É impossível acertar 100%“, frisou.

“De modo geral, muitas avaliações no Reddit são bastante confiáveis. Então, treinamos o modelo para prestar atenção e indexar mais fontes on-line com conteúdo orgânico, em vez de marketing pago”, avaliou Manuka Stratta, pesquisadora da OpenAI que integrante da equipe responsável pelo desenvolvimento do novo recurso.

Fonte: Olhar Digital

 

 

Você pode querer ler também